A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação

Autores

  • Ana Maria S. Lucena
  • Saraiva S. Silva Saraiva
  • Luís Sérgio C. Almeida

Palavras-chave:

transdiciplinaridade, método em ciências sociais, pesquisa em educação

Resumo

O presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.

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Publicado

2016-07-04

Como Citar

Lucena, A. M. S., Saraiva, S. S. S., & Almeida, L. S. C. (2016). A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (50), 179–196. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9619

Edição

Secção

Artigos