Declaração de Ética e Práticas de Publicação

Declaração de Ética e Práticas de Publicação da Revista Millenium, Journal of Education, Technologies and Health

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health define no presente documento, um conjunto de regras e princípios pelos quais se deve reger o processo de submissão, edição, revisão e publicação de artigos científicos. A revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health é sensível à utilização de linguagem inclusiva e não discriminatória em relação ao género, à orientação sexual, à etnia, à deficiência, entre outras diferenças. Neste sentido, a Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health recomenda o recurso a formas de escrita neutras, que permitam uma leitura inclusiva do texto.

 

 

EDITORES

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, no âmbito da sua política de melhoria contínua, respeita elevados padrões de conduta ética, adotando, para o efeito, as orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics (COPE, Comité de Ética em Publicações, versão 2018) e pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ).

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health pauta-se pelo princípio de que os factos científicos e as opiniões devem ser claramente separados: os primeiros são intocáveis e as segundas são livres.
A Revista é independente do poder político, do poder económico e de quaisquer grupos de pressão, identificando-se com os valores democráticos, pluralistas e solidários. No exercício da sua atividade, rege-se, pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas das atividades científicas, de investigação e do jornalismo e defende o pluralismo de opinião, sem prejuízo de poder assumir as suas próprias posições.

Todas as publicações não produzem qualquer receita para a entidade gestora da revista e, de acordo com a política de transparência, todas as edições encontram-se devidamente disponibilizadas e publicitadas na plataforma SAARC e no RCAAP, assegurando a devida visibilidade e publicidade à produção científica e técnica desenvolvida, bem como o contacto com outras Revistas.

A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health  lida fortemente com o comportamento antiético de publicação

A equipa editorial desenvolve todo o seu trabalho com elevada responsabilidade, procurando identificar quaisquer más condutas, prevenindo a publicação de documentos plagiados, com manipulação de citações, falsificação de dados ou apresentação tendenciosa de dados ou informações.

A equipa editorial solicitará no caso de serem levantadas preocupações ou sejam necessários esclarecimentos, evidências de aprovação ética da investigação e questionar os/as autores/as acerca de aspetos éticos.

Caso se detete qualquer violação do foro ético ou outra má conduta, a Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health  considerará retirar o texto de publicação, de acordo com as COPE Guidelines for retracting articles.

Responsabilidade
A equipa editorial de uma revista com revisão por pares é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O/A editor/a pode ser guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e pelas exigências legais vigentes em relação à calúnia, violação de direitos autorais e plágio. O/A editor/a pode conversar com outros editores na tomada de decisão.

Isenção
A equipa editorial deve avaliar os manuscritos quanto ao conteúdo intelectual e relevância científica, independentemente de raça, género, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.

Confidencialidade
A equipa editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a ninguém além do/a autor/a correspondente, revisores/as, potenciais revisores/as, outros consultores editoriais e o/a editor/a, conforme apropriado.

Divulgação e conflitos de interesse
Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas confidenciais e não usadas para vantagem pessoal. Os editores comprometem-se a evitar e a declarar qualquer potencial conflito de interesses. Se um editor for autor/a ou co-autor/a, e enviar um artigo para a revista, a submissão será tratada por outros editores que não manifestem conflito de interesse.

 

REVISORES

Os/As revisores/as da Revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health comprometem-se a conduzir a sua atuação de acordo comCOPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers Diretrizes éticas para revisores (Inglês) | COPE: Comitê de Ética na Publicação (publicationethics.org) 

Contribuição para as decisões editoriais
Os/As revisores/as devem avaliar o mérito, originalidade e adequação do artigo, de acordo com as diretrizes editoriais da Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health . Os revisores devem reger a sua atuação tendo por base a responsabilidade, competência profissional, científica e académica,como tal, todos os artigos submetidos passam por um processo de double-blind peer-review, garantido por revisores/as nacionais e estrangeiros com elevadas qualificações académicas e experiência em cada uma das áreas científicas abrangidas pela Revista. A revisão por pares auxilia os editores na tomada de decisões editoriais e, por meio de comunicações editoriais com os/as autores/as, pode auxiliar estes no melhoramento dos seus artigos.

Prontidão
Qualquer revisor/a convidado/a que considere que o artigo não corresponde à sua área de especialização ou esteja impossibilitado de rever o artigo deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para revisão para que revisores/as alternativos possam ser contatados.

Confidencialidade e uso de IA
Os revisores estão obrigados a assegurar a confidencialidade do trabalho que estejam a rever, não revelando qualquer detalhe do mesmo.Se os/as revisores/as identificarem qualquer prática infratora da conduta ética por parte do autor, estão obrigados a alertar o editor para o fato. O mesmo princípio também se aplica aos revisores convidados que recusam o convite de revisão.
Os/As revisores/as não devem carregar um artigo submetido ou parte dele numa ferramenta pública de IA generativa. Esta prática pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos/as autores/as e, quando o artigo contém informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados.
Esse requisito de confidencialidade estende-se ao relatório de revisão por pares, pois pode conter informações confidenciais sobre o manuscrito e/ou os autores/as. Por essa razão, os revisores não devem carregar o relatório de revisão por pares numa ferramenta pública de IA, mesmo que seja apenas com o propósito de melhorar a linguagem e a legibilidade.
A IA generativa ou tecnologias assistidas por IA não devem ser usadas pelos revisores para auxiliar na revisão científica de um artigo, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para a revisão por pares estão fora do escopo dessa tecnologia e há o risco de que a tecnologia gere conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o manuscrito. O/A revisor/a é responsável pelo conteúdo do relatório de revisão.

Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas de forma objetiva e as observações expressas de forma clara, com base em argumentos que as sustentem e que apoiem os autores a rever e melhorar o artigo.

Isenção
O respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos, são princípios fundamentais, pelo que as suas apreciações não podem ser influenciadas pelas origens do artigo, nacionalidade, convicções religiosas ou políticas, sexo, identidade de género, capacidade física, status socioeconómico ou qualquer outra caraterística por eles percebida relativa aos autores, ou por razões comerciais. Os/As revisores/as devem redigir os seus comentários com cordialidade e de forma construtiva e objetiva, renunciando utilizar linguagem hostil ou grosseira.

Divulgação e conflitos de interesse
Os/As revisores/as devem declarar qualquer potencial conflito de interesses e devem recusar fazer a revisão se identificarem o/a(s) autor/a(s), trabalho ou se considerarem existir qualquer outro conflito de interesses da sua parte (pessoal, profissional, financeiro ou outro). No caso de conflito de interesse, revisores/as e/ou editores/as alternativos/as serão encontrados.

 

AUTORES

Originalidade e plágio
Os/As autores/as devem orientar a sua atuação pelo princípio da integridade, pelo que se comprometem a submeter um artigo original, ainda não publicado ou sob consideração para publicação noutro lugar. Devem garantir de que se trata de uma investigação autêntica, sem falsificação de dados ou resultados e de que é um trabalho original, sem plágio, próprio ou de trabalhos de terceiros.

Uso IA generativa e tecnologias assistidas por IA
O texto gerado a partir de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e outras baseadas em grandes modelos linguísticos (LLMs), não pode ser utilizado em artigos publicados em revistas científicas, nem as figuras, imagens ou gráficos que os acompanham podem ser produtos de tais ferramentas, sem autorização explícita dos editores. Para além disso, um programa de IA não pode ser autor de um artigo da Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health. Os/As autores/as são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu trabalho, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, por conseguinte, responsáveis por qualquer violação da ética de publicação. Uma violação desta política constitui má conduta científica.

Autoria e Contribuição
No momento da submissão do texto do trabalho (artigo), deve ser submetida, a Ficha de Autores, com o preenchimento dos nomes dos/as autores/as, afiliação, mail, orcid ID, contribuição dos/as autores/as, declarando que não possuem conflitos de interesse de ordem pessoal, comercial, académica, política ou financeira.
A Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health assegura que os/as autores/as possam identificar a sua participação individual nos artigos publicados, através de uma descrição precisa e detalhada em template próprio com as diferentes contribuições
A contribuição dos/as autores/as é indicada de acordo com a CRediT (Contributor Roles Taxonomy). Mais informações sobre a CRediT em https://credit.niso.org/.
O/A autor/a correspondente deve atuar como ponto de contacto entre o editor e os/as outros/as autores/as, mantendo os/as coautores/as informados e envolvê-los nas principais decisões sobre a publicação.

Alterações na autoria
Espera-se que os/as autores/as considerem cuidadosamente a autoria antes da submissão do artigo. Qualquer alteração na autoria deve ser feita durante o processo editorial, antes da aceitação do artigo. As alterações de autoria, incluindo qualquer adição, exclusão ou reorganização dos nomes dos autores, exigirão a aprovação de todos os/as autores/as. Para solicitar qualquer alteração na autoria, deve ser enviado um pedido de alteração de autoria que inclua a assinatura do/a autor/a correspondente e apontando o motivo da alteração. Quaisquer alterações de autoria solicitadas após a aceitação do artigo, poderão resultar num atraso na publicação do mesmo e necessidade de comprovar a autoria do trabalho em questão.

Submissão
Os/as autores/as são obrigados/as a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados.

  • Assegurar que o manuscrito submetido não contém quaisquer dados de identificação dos/as autores/as e que as instruções de Revisão Cega por Paresforam seguidas.
  • Declarar que o artigo submetido à Revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health é original, que não foi publicado em qualquer outro local, bem como assumir o compromisso de que o mesmo não será publicado posteriormente, sob a mesma forma ou noutra língua.
  • Declarar que o artigo cumpre o processo de citação recomendado pela Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health e não contem plágio.
  • Declarar que o artigo respeita os procedimentos éticos relativos à elaboração e publicação de um trabalho científico e não infringe a legislação em vigor sobre direitos de autor.
  • Declarar que não existem conflitos de interesse e que os apoios recebidos se encontram documentados no artigo.
  • Declarar a submissão do artigo escrito em inglês, português ou castelhano, e no caso de ser em português ou castelhano, o compromisso em traduzi-lo para inglês, de nível A.
  • Autorizar a indexação do artigo em bases de dados de redes nacionais ou internacionais nas quais a revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health esteja ou venha a estar indexada.
  • Declarar a responsabilidade, bem como os demais autores, por qualquer infração inerente aos princípios acima descritos, ou outros que prejudiquem a revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health e os princípios de rigor da comunidade científica.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Os editores reservam-se o direito de rejeitar artigos que não estejam de acordo com as diretrizes acima mencionadas. O/A autor/a será responsabilizado/a por declarações falsas ou não cumprimento das orientações acima referidas.

Divulgação e conflitos de interesse
Devem regular-se por princípios de responsabilidade e competência profissional, científica e académica. Não deverão existir conflitos de interesse que possam influenciar os resultados do trabalho. Os/As autores/as devem indicar fontes de financiamento que tenham apoiado a produção do texto submetido.

Dignidade seres humanos ou animais
Os/As autores/as devem pautar a sua atuação no respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos, pelo que o uso de linguagem não discriminatória é obrigatório para todos os manuscritos.
Se o trabalho envolver produtos químicos, procedimentos ou equipamentos que apresentem riscos incomuns inerentes ao seu uso, os autores devem identificá-los claramente no manuscrito. Se o trabalho envolver o uso de animais ou participantes humanos, os/as autores/as devem garantir que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as leis e diretrizes institucionais relevantes e que o comitê institucional apropriado o aprovou.

Equidade de sexo e género na investigação
A Millenium, Journal of Education, Tecnologies and Health incentiva os/as autores/as a seguirem as diretrizes Sex and Gender Equity in Research – SAGER- Guidelines. Os termos sexo (atributo biológico) e género (construído tendo por base circunstâncias sociais e culturais) devem ser utilizados com cuidado para não conduzir a confusão e/ou utilização incorreta dos mesmos. Deste modo, ao longo do artigo todas as alusões a estes termos, sexo e género, devem ser referidas de forma clara e inequívoca e, se necessário, deve-se proceder à explicação da utilização dos mesmos.

Revisão por pares
Os/As autores/as são obrigados/as a participar do processo de revisão por pares e cooperar plenamente, respondendo prontamente às solicitações dos editores, esclarecimentos, provas de aprovação ética, e permissões de direitos autorais. No caso da primeira decisão de "revisões necessárias", os/as autores/as devem responder aos comentários dos revisores de forma sistemática, ponto a ponto e em tempo útil, revendo e resubmetendo o artigo à revista dentro do prazo estabelecido.

Erros fundamentais em trabalhos publicados
Os erros quando identificados devem ser imediatamente reportados aos editores, para que se possa publicar a correção correspondente.
Se um terceiro detetar que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativo, então é obrigação dos autores corrigir ou retratar prontamente o artigo ou fornecer evidências aos editores da revista da correção do artigo.