The effect of the transition command on the long jump performance by visually impaired athletes
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.18602Resumo
Este estudo investigou os efeitos do comando de transição relacionado à localização do chamador (atleta-guia) (em frente, atrás, à direita e à esquerda da tábua de impulsão) e ao tipo de comunicação (voz e palmas) sobre o desempenho do salto em distância por atletas com deficiência visual. Os participantes foram oito saltadores da classe T11, homens e mulheres, com idade média de 26,35 anos (± 6.29). De acordo com o objetivo, duas condições foram experimentalmente manipuladas: (i) localização do chamador (guia) e (ii) tipo de comunicação. Foram executados dois saltos em cada local sob cada tipo de comunicação, totalizando 16 saltos por atleta. Os resultados mostraram que o tipo de comando bem como o local em que ele foi fornecido afetaram de forma semelhante os desempenhos dos saltos em distancia por atletas com deficiência visual. Eles também mostraram que as preferências de atletas e chamadores pelo tipo de comando e posicionamento tiveram os mesmos efeitos nos desempenhos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.