Efeitos da quantidade e do regime de prática variada após a prática constante sobre o processo adaptativo de aprendizagem motora

Autores

  • Umberto Cesar Corrêa Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo
  • Cinthya Walter Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo
  • Camila Torriani-Pasin Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo
  • João Barros Department of Kinesiology at California State University, Fullerton
  • Go Tani Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.2905

Resumo

Este estudo investigou os efeitos de diferentes quantidades estruturas de prática variada, após a prática constante, no processo adaptativo de aprendizagem motora. Os participantes foram 107 crianças com idade média de 11.1 ± 0.9 anos. Três experimentos foram realizados usando uma tarefa de timing antecipatório complexo manipulando os seguintes componentes na prática variada: velocidade visuais estímulo (experimento 1); padrão de resposta sequencial (experimento 2), e velocidade de estímulo visual mais padrão de resposta sequencial (experimento 3). Em todos os experimentos, o design envolveu três quantidades (18, 36 e 63 ensaios), e dois regimes (aleatória e por blocos) da prática variada. Os experimentos também envolveram duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante relacionados ao objetivo da tarefa, e o timing relativo para avaliar o padrão de resposta. Os resultados mostraram que todos os grupos pioraram os desempenhos na fase de adaptação, e nenhuma diferença entre eles foi observada. No seu conjunto, os resultados dos três experimentos permitem concluir que as quantidades de tentativas manipuladas nas práticas aleatória e por blocos não promoveram a diversificação da habilidade desde que não foi observada nenhuma adaptação.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Secção

Artigos Originais

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