Criação e Determinação da Validade de uma Bateria de Teste para Coordenação Motora em Crianças com Autismo

Autores

  • Carlos Eduardo Lima Monteiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0406-1882
  • Fabrizio di Masi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil
  • Divaldo Martins de Souza Departamento de Esporte, Universidade do Estado do Para - UEPA, Belém, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9621-3470
  • Darlan Tavares dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8055-6898
  • Moisés Simão Santa Rosa de Sousa Departamento de Esporte, Universidade do Estado do Para - UEPA, Belém, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0684-2079
  • Estélio H. M. Dantas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0981-8020

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.31483

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Desempenho Psicomotor, Escala de Avaliação Comportamental, Reprodutibilidade dos Testes (DeCS/MeSH)

Resumo

O objetivo do estudo foi criar e determinar uma bateria de avaliação da coordenação motora em crianças com transtorno do espectro autista – BACMA. Este estudo é descritivo, transversal e exploratório para verificação da validade de conteúdo e de aparência do BACMA, por meio da metodologia Delphi, com consulta a um quadro de especialistas no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Os critérios de inclusão foram profissionais da área da saúde e educação formados, atuantes, mais de dois anos de experiência no atendimento de crianças com TEA e, como critério de exclusão, respostas incompletas e a não continuidade dos respondentes nas rodadas do Delphi.  O quadro de especialistas foi constituído inicialmente por 23 profissionais (01 psicologia, 03 pedagogia, 05 fisioterapia e 14 educação física), todos com atuação relacionada a crianças com TEA. A versão final do BACMA é composta por quatro testes que se destinam a avaliar as habilidades motoras fundamentais: locomoção, manipulação, equilíbrio e salto, conforme o link https://bit.ly/bacmaresultado. Por fim o procedimento que determina a objetividade, alcançou um índice de concordância de 100% na quarta rodada, com um coeficiente ∝ de Cronbach= 0,99, o que indica uma confiabilidade estatisticamente elevada.

Biografias Autor

Carlos Eduardo Lima Monteiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil

Programa de Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPgEnfBio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil

Fabrizio di Masi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil

Departamento de Educação Física e Esportes - Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Divaldo Martins de Souza, Departamento de Esporte, Universidade do Estado do Para - UEPA, Belém, Brasil

Departamento de Esportes – Universidade do Estado do Pará – UEPA, Belém, Brasil.

Darlan Tavares dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil

Programa de Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPgEnfBio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil

Moisés Simão Santa Rosa de Sousa, Departamento de Esporte, Universidade do Estado do Para - UEPA, Belém, Brasil

Departamento de Esportes – Universidade do Estado do Pará – UEPA, Belém, Brasil.

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Publicado

2023-08-27

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