Resumos do XLVI Congresso Técnico e Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação – APTN e XVI Congresso Ibérico de Natação
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.39245Resumo
O congresso anual da APTN é uma evidência clara do seu papel multidimensional, quer em prol do desenvolvimento desportivo da natação portuguesa, quer na promoção da relevância social dos técnicos de natação. Quem é profissional do desporto sabe, e reconhece, a importância da prática baseada em evidência científica – um compromisso que nos permite uma tomada de decisão coerente, segura e responsável. Aliás, como já referi noutros contextos, a ciência precisará sempre da utilidade, como a prática precisará sempre de fundamento e de experiências prévias relevantes. Este congresso, ano após ano, procura precisamente essa reciprocidade entre a teoria e a prática, que creio ser a chave para o desenvolvimento da competência profissional.
Este ano acolheu-nos Viana do Castelo, uma cidade que pulsa arte , património, e uma vasta tradição desportiva. Sendo Cidade Europeia do Desporto 2023 (ACES Europa e ACES Portugal), a Câmara Municipal de Viana do Castelo foi co-promotora desta 46ª edição do congresso da APTN, que este ano assume uma dimensão ibérica por via da parceria com a Asociación Española de Técnicos de Natación - AETN. Como sempre, contamos com o apoio institucional de muitas outras entidades, nomeadamente da Federação Portuguesa de Natação, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Confederação de Treinadores de Portugal e da Associação de Natação do Minho.
O programa procurou ser eclético e ao mesmo tempo incisivo sobre os principais assuntos que preocupam a nossa comunidade aquática. Tivemos connosco vários treinadores de classe internacional em diferentes disciplinas aquáticas, cientistas reconhecidos, e dirigentes desportivos com experiência e boas práticas para partilhar. Somamos a isso a habitual sessão de comunicações orais livres e, pela primeira vez, uma feira de produtos e equipamentos de piscinas. Será também uma oportunidade para conhecer e rever muitos colegas. Foi neste ambiente corporativo que reconhecemos o mérito de quem procura a excelência todos os dias.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.