INDICAÇÕES E RESULTADOS DE COLÍRIO DE CICLOSPORINA A – ESTUDO RETROSPETIVO DE 6 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.10164Palavras-chave:
ciclosporina, superfície ocular, corticoterapia, eficácia, tolerânciaResumo
Introdução: A ciclosporina A (CsA) tem sido utilizada com eficácia e segurança no tratamento de várias patologias da superfície ocular dependentes de corticoterapia tópica, evitando os seus efeitos indesejáveis. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as indicações e resultados da utilização do colírio de CsA a 1% nos últimos 6 anos no Hospital de Santa Maria.
Material e métodos: Análise retrospetiva dos processos clínicos de todos os doentes que iniciaram tratamento com colírio de CsA a 1% no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria entre 2009 e 2015.
Resultados: Foram incluídos 104 olhos de 62 doentes, com idade média 36±24 anos. As indicações para utilização de CsA a 1% foram: queratoconjuntivite vernal (QCV) (36%), profilaxia ou tratamento de rejeição de enxerto querático (19%), olho seco (15%), queratite numular (11%), doença do enxerto contra hospedeiro (DECH) (6.5%) e outros (13%). Previamente à utilização de CsA, 84% dos doentes receberam tratamento com corticoide tópico. Nestes, foi possível a sua suspensão em 71% dos casos. Verificou-se maior eficácia na suspensão de corticoide tópico na QCV (91%) e na queratite numular (86%). A CsA foi suspensa por intolerância em 9 doentes (15%), 5 dos quais com olho seco.
Conclusões: A CsA a 1% tópica mostrou-se sobretudo eficaz no tratamento de QCV. Pode ser também uma boa opção terapêutica na queratite numular, apesar de se ter verificado recorrência após descontinuação da CsA na maioria dos doentes. A tolerância foi baixa nos doentes com olho seco.
Downloads
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui