Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade

Autores

  • Luís Filipe Barbeiro CELGA-ILTEC / Instituto Politécnico de Leiria
  • Luísa Álvares Pereira CIDTFF / Universidade de Aveiro
  • Rosa Lídia Coimbra CLLC-DLC / Universidade de Aveiro
  • Eduardo Calil PPGLL/LAME / Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18339

Palavras-chave:

Processo de escrita, Títulos, Histórias

Resumo

O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades.

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Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Barbeiro, L. F., Pereira, L. Álvares, Coimbra, R. L., & Calil, E. (2020). Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 71–94. https://doi.org/10.21814/rpe.18339

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