Evidências de validade da escala de motivação de professores para o trabalho

Autores

  • Amanda Lays Monteiro Inácio USF - Universidade São Francisco
  • Maria Luzia Silva Mariano Universidade Norte do Paraná
  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.25592

Palavras-chave:

Docência, Teoria da Autodeterminação, Motivação de Professores, Análise fatorial confirmatória

Resumo

Este estudo teve por objetivo estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e precisão da Escala de Motivação do Professor para o Trabalho, por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 452 docentes de diferentes etapas de ensino e regiões do país. A média de idade foi de 41 anos e 7 meses (DP = 10,2), variando de 18 a 66 anos, com predominância do gênero feminino (77,9%). Os resultados da AFC indicaram a presença das quatro dimensões, conforme mencionado na literatura científica, com índices de consistência interna considerados aceitáveis e bons índices de ajuste do instrumento. Foram encontradas correlações positivas e negativas entre os fatores, todas significativas. Por fim, os professores se mostraram mais motivados autonomamente. Os resultados evidenciam importantes contribuições à área psicoeducacional, com bons indicadores psicométricos do instrumento para avaliação do construto motivacional relacionado ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Amanda Lays Monteiro Inácio, USF - Universidade São Francisco

Psicóloga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Francisco, Brasil. E-mail: amandalmonteiroo@gmail.com

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1892-6242

Maria Luzia Silva Mariano, Universidade Norte do Paraná

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (2013) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2019) , Especializada em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (2014) e em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2017). Em 2015 concluiu o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e teve como foco o estudo da motivação para aprender de alunos do Ensino Médio. Concluiu o Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa voltada para a ação docente. É docente titular junto à Universidade Norte do Paraná.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7563-2155

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Universidade Estadual de Londrina.

E-mail: bzuneck35@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3641-8284

Referências

Abós, A., Sevil, J., Martín-Albo, J., Aibar, A., & García-González, L. (2018). Validation Evidence of the Motivation for Teaching Scale in Secondary Education. The Spanish Journal of Psychology, 21(9), 1-12. https://doi.org/10.1017/sjp.2018.11

Cheon, S.H., Reeve, J., & Vansteenkiste, M. (2020). When teachers learn how to provide classroom structure in an autonomy-supportive way: Benefits to teachers and their students. Teaching and Teacher Education, 90, e103004. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.103004

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Erlbaum.

Colares, A. C. V., Castro, M. C. C. S., Barbosa Neto, J. E., & Cunha, J. V. A. (2019). Teacher motivation in stricto sensu postgraduation: An analysis based on self-determination theory. Revista de Contabilidade e Finanças, 30(81), 381-395. https://doi.org/10.1590/1808-057x201909090

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2000). The “What” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry, 11(4), 227-268. https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01

Fernet, C., Senécal, C., Guay, F., Marsh, H., & Dowson, M. (2008). The Work Tasks motivation scale for teachers (WTMST). Journal of Career Assessment, 16(2), 256-279. https://doi.org/10.1177/1069072707305764

Hauck Filho, N. (2019). Editorial. Avaliação Psicológica, 18(1). https://doi.org/10.15689/ap.2019.1801.ed

Holzberger, D., Philipp, A., & Kunter, M. (2014). Predicting teachers’ instructional behaviors: The interplay between self-efficacy and intrinsic needs. Contemporary Educational Psychology, 39(2), 100-111. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X14000095

Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: a Multidisciplinary Journal, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118

Jansen in de Wal, J., Brok, P. J., Hooijer, J. G., Martens, R. L., & Van den Beemt, A. (2014). Teachers' engagement in professional learning: Exploring motivational profiles. Learning and Individual Differences, 36, 27–36. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2014.08.001

Lee, A. N., Nie, Y, B., & Barry B. (2020). Perceived principal's learning support and its relationships with psychological needs satisfaction, organisational commitment and change-oriented work behaviour: A Self-Determination Theory’s perspective. Teaching and Teacher Education, 93, e103076. https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103076

Liu, W. C., Wang, C. K. J., Reeve, J., Kee, Y. H., & Chian, L. K. (2020). What Determines Teachers’ Use of Motivational Strategies in the Classrooms? A Self-Determination Theory Perspective. Journal of Education, 200(3), 1-11. https://doi.org/10.1177/0022057419881171

Neves, L., & Coimbra, J. (2018). Validation study in the educational context of the Portuguese version of the multidimensional work motivation scale. Paidéia, 28, e28201803. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2803

Oliveira, P. C. (2017). A qualidade motivacional para o trabalho em professores do ensino superior. [Dissertação de Mestrado publicada]. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2017/OLIVEIRA_-_Poliana_Chinelli.pdf

Pintrich, P. R. (2003). A motivational Science Perspective on the Role of Student Motivation in Learning and Teaching Contexts. Journal of Educational Psychology, 95(4), 667-686. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.4.667

Ratelle, C. F., Guay, F., Vallerand, R. J., Larose, S., & Senécal, C. (2007). Autonomous, controlled, and amotivated types of academic motivation: A person-oriented analysis. Journal of Educational Psychology, 99(4), 734-746. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.99.4.734

Rudnik, L. (2012). Avaliação da motivação do professor para tarefas específicas do seu trabalho: Adaptação e validação de um instrumento. [Dissertação de Mestrado publicada]. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_RUDNIK_Luciano.pdf

Roth, G., Assor, A., Kanat-Maymon, Y., & Kaplan, H. (2007). Autonomous motivation for teaching: How self-determined teaching may lead to self-determined learning. Journal of Educational Psychology, 99(4), 761–744. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.99.4.761

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2020). Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, 61, e101860. http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2020.101860

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2019). Brick by Brick: The Origins, Development, and Future of Self-Determination Theory. In A. J. Elliot (Ed.), Advances in motivation science (pp. 111–156). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/bs.adms.2019.01.001

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2017). Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Press.

Skaalvik, E., & Skaalvik, S. (2016). Teacher stress and teacher self-efficacy as predictors of engagement, emotional exhaustion, and motivation to leave the teaching profession. Creative Education, 7(13), 1785-1799. https://doi.org/10.4236/ce.2016.713182

Stupnisky, R. H., Brcka Lorenz, A., Yuhas, B., & Guay, F. (2018). Faculty members’ motivation for teaching and best practices: Testing a model based on self-determination theory across institution types. Contemporary Educational Psychology, 53, 15–26. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2018.01.004

Tam, K. Y., Y., Poon, C. Y. S., Hui, V. K. Y., & Wong, C.Y.F. (2019). Boredom begets boredom: An experience sampling study on the impact of teacher boredom on student boredom and motivation. British Journal of Educational Psychology, 90(1), 124-137. https://doi.org/10.1111/bjep.12309

Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing. Wiley.

Van Den Berghe, L., Soenens, B., Aelterman, N., Cardon, G., Tallir, I. B., & Haerens, L. (2015). Within-person profiles of teachers’ motivation to teach: Associations with need satisfaction at work, need-supportive teaching, and burnout. Psychology of Sport and Exercise, 15(4), 407-417. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2014.04.001

Vermote, B., Aelterman, N., Beyers, W., Aper, L., Buysschaert, F., & Vansteenkiste, M. (2020). The role of teachers’ motivation and mindsets in predicting a (de)motivating teaching style in higher education: A circumplex approach. Motivation and Emotion, 44(2), 270–294. https://doi.org/10.1007/s11031-020-09827-5

Wisniewski, B., Zierera, K., Dreselb, M., & Daumillerb, M. (2020). Obtaining secondary students’ perceptions of instructional quality: Two-level structure and measurement invariance. Learning and Instruction, 66, e101303. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2020.101303

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Inácio, A. L. M., Mariano, M. L. S., & Bzuneck, J. A. . (2023). Evidências de validade da escala de motivação de professores para o trabalho . Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23036. https://doi.org/10.21814/rpe.25592

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)