Evidências de validade da escala de motivação de professores para o trabalho
DOI :
https://doi.org/10.21814/rpe.25592Mots-clés :
Docência, Teoria da Autodeterminação, Motivação de Professores, Análise fatorial confirmatóriaRésumé
Este estudo teve por objetivo estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e precisão da Escala de Motivação do Professor para o Trabalho, por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 452 docentes de diferentes etapas de ensino e regiões do país. A média de idade foi de 41 anos e 7 meses (DP = 10,2), variando de 18 a 66 anos, com predominância do gênero feminino (77,9%). Os resultados da AFC indicaram a presença das quatro dimensões, conforme mencionado na literatura científica, com índices de consistência interna considerados aceitáveis e bons índices de ajuste do instrumento. Foram encontradas correlações positivas e negativas entre os fatores, todas significativas. Por fim, os professores se mostraram mais motivados autonomamente. Os resultados evidenciam importantes contribuições à área psicoeducacional, com bons indicadores psicométricos do instrumento para avaliação do construto motivacional relacionado ao trabalho docente.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
Abós, A., Sevil, J., Martín-Albo, J., Aibar, A., & García-González, L. (2018). Validation Evidence of the Motivation for Teaching Scale in Secondary Education. The Spanish Journal of Psychology, 21(9), 1-12. https://doi.org/10.1017/sjp.2018.11
Cheon, S.H., Reeve, J., & Vansteenkiste, M. (2020). When teachers learn how to provide classroom structure in an autonomy-supportive way: Benefits to teachers and their students. Teaching and Teacher Education, 90, e103004. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.103004
Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Erlbaum.
Colares, A. C. V., Castro, M. C. C. S., Barbosa Neto, J. E., & Cunha, J. V. A. (2019). Teacher motivation in stricto sensu postgraduation: An analysis based on self-determination theory. Revista de Contabilidade e Finanças, 30(81), 381-395. https://doi.org/10.1590/1808-057x201909090
Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2000). The “What” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry, 11(4), 227-268. https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01
Fernet, C., Senécal, C., Guay, F., Marsh, H., & Dowson, M. (2008). The Work Tasks motivation scale for teachers (WTMST). Journal of Career Assessment, 16(2), 256-279. https://doi.org/10.1177/1069072707305764
Hauck Filho, N. (2019). Editorial. Avaliação Psicológica, 18(1). https://doi.org/10.15689/ap.2019.1801.ed
Holzberger, D., Philipp, A., & Kunter, M. (2014). Predicting teachers’ instructional behaviors: The interplay between self-efficacy and intrinsic needs. Contemporary Educational Psychology, 39(2), 100-111. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X14000095
Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: a Multidisciplinary Journal, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118
Jansen in de Wal, J., Brok, P. J., Hooijer, J. G., Martens, R. L., & Van den Beemt, A. (2014). Teachers' engagement in professional learning: Exploring motivational profiles. Learning and Individual Differences, 36, 27–36. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2014.08.001
Lee, A. N., Nie, Y, B., & Barry B. (2020). Perceived principal's learning support and its relationships with psychological needs satisfaction, organisational commitment and change-oriented work behaviour: A Self-Determination Theory’s perspective. Teaching and Teacher Education, 93, e103076. https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103076
Liu, W. C., Wang, C. K. J., Reeve, J., Kee, Y. H., & Chian, L. K. (2020). What Determines Teachers’ Use of Motivational Strategies in the Classrooms? A Self-Determination Theory Perspective. Journal of Education, 200(3), 1-11. https://doi.org/10.1177/0022057419881171
Neves, L., & Coimbra, J. (2018). Validation study in the educational context of the Portuguese version of the multidimensional work motivation scale. Paidéia, 28, e28201803. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2803
Oliveira, P. C. (2017). A qualidade motivacional para o trabalho em professores do ensino superior. [Dissertação de Mestrado publicada]. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2017/OLIVEIRA_-_Poliana_Chinelli.pdf
Pintrich, P. R. (2003). A motivational Science Perspective on the Role of Student Motivation in Learning and Teaching Contexts. Journal of Educational Psychology, 95(4), 667-686. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.4.667
Ratelle, C. F., Guay, F., Vallerand, R. J., Larose, S., & Senécal, C. (2007). Autonomous, controlled, and amotivated types of academic motivation: A person-oriented analysis. Journal of Educational Psychology, 99(4), 734-746. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.99.4.734
Rudnik, L. (2012). Avaliação da motivação do professor para tarefas específicas do seu trabalho: Adaptação e validação de um instrumento. [Dissertação de Mestrado publicada]. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_RUDNIK_Luciano.pdf
Roth, G., Assor, A., Kanat-Maymon, Y., & Kaplan, H. (2007). Autonomous motivation for teaching: How self-determined teaching may lead to self-determined learning. Journal of Educational Psychology, 99(4), 761–744. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.99.4.761
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2020). Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, 61, e101860. http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2020.101860
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2019). Brick by Brick: The Origins, Development, and Future of Self-Determination Theory. In A. J. Elliot (Ed.), Advances in motivation science (pp. 111–156). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/bs.adms.2019.01.001
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2017). Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Press.
Skaalvik, E., & Skaalvik, S. (2016). Teacher stress and teacher self-efficacy as predictors of engagement, emotional exhaustion, and motivation to leave the teaching profession. Creative Education, 7(13), 1785-1799. https://doi.org/10.4236/ce.2016.713182
Stupnisky, R. H., Brcka Lorenz, A., Yuhas, B., & Guay, F. (2018). Faculty members’ motivation for teaching and best practices: Testing a model based on self-determination theory across institution types. Contemporary Educational Psychology, 53, 15–26. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2018.01.004
Tam, K. Y., Y., Poon, C. Y. S., Hui, V. K. Y., & Wong, C.Y.F. (2019). Boredom begets boredom: An experience sampling study on the impact of teacher boredom on student boredom and motivation. British Journal of Educational Psychology, 90(1), 124-137. https://doi.org/10.1111/bjep.12309
Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing. Wiley.
Van Den Berghe, L., Soenens, B., Aelterman, N., Cardon, G., Tallir, I. B., & Haerens, L. (2015). Within-person profiles of teachers’ motivation to teach: Associations with need satisfaction at work, need-supportive teaching, and burnout. Psychology of Sport and Exercise, 15(4), 407-417. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2014.04.001
Vermote, B., Aelterman, N., Beyers, W., Aper, L., Buysschaert, F., & Vansteenkiste, M. (2020). The role of teachers’ motivation and mindsets in predicting a (de)motivating teaching style in higher education: A circumplex approach. Motivation and Emotion, 44(2), 270–294. https://doi.org/10.1007/s11031-020-09827-5
Wisniewski, B., Zierera, K., Dreselb, M., & Daumillerb, M. (2020). Obtaining secondary students’ perceptions of instructional quality: Two-level structure and measurement invariance. Learning and Instruction, 66, e101303. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2020.101303
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Amanda Lays Monteiro Inácio, Maria Luzia Silva Mariano, José Aloyseo Bzuneck 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0