Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.29446

Mots-clés :

Pedagogia, Ensino Superior, Professores, Desenvolvimento Profissional, Portugal

Résumé

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa que explora possíveis efeitos da formação pedagógica de professores do ensino superior, tendo em conta os desafios que marcam hoje a docência neste nível de ensino. Tais desafios decorrem quer da expansão e diversificação da população estudantil quer das mudanças curriculares e pedagógicas – nomeadamente, aquelas associadas ao Processo de Bolonha. Com base na análise de um conjunto de portefólios produzidos por 14 professores portugueses no quadro de um curso de pós-graduação em pedagogia do ensino superior, consideram-se as suas motivações para a formação, a relação que estabelecem com a docência e as reverberações da formação no respetivo exercício da profissão académica, bem como a (re)configuração dos seus entendimentos sobre finalidades e conteúdos da formação académica. Conclui-se evidenciando possíveis contributos da formação pedagógica na valorização do trabalho docente e no reforço da autonomia no exercício da docência, em paralelo com a centralidade das respetivas dimensões coletivas. Estes elementos, no seu conjunto, abrem possibilidades para equacionar os efeitos da formação pedagógica no reequilíbrio da tensão entre investigação e ensino e na afirmação da profissão académica como um bem público. 

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Bibliographies de l'auteur

Mariana Gaio Alves, Universidade de Lisboa, Portugal

  • Professora Auxiliar da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa.
  • Áreas de Investigação: Sociologia da educação; Inserção profissional; Trajectórias escolares e profissionais; Violência na escola.

Teresa Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

ducation en 2008 à l'Université de Séville. Elle est professeur adjoint à l'Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Elle a été chercheuse auxiliaire en éducation à l'Université Nova de Lisboa, postdoctorante dans la même université et doctorante à l'Université de Séville. Elle a coordonné et participé à différents projets de recherche en éducation. Elle enseigne actuellement au programme post-diplôme en éducation de la Faculté d'éducation - UFRJ, où elle encadre des étudiants de maîtrise et de doctorat. Elle coordonne GESTE - Groupe de recherche sur le travail de l'éducation. Ses intérêts de recherche actuels portent sur la formation des enseignants, le travail éducatif, la théorie de l'éducation et la formation des chercheurs en éducation.

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Publiée

2024-06-13

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