Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.29708

Palavras-chave:

Ensino superior, Formacao de professores, Competencia digital, Ensino à distância

Resumo

Desde a COVID-19, a integração de ferramentas e competências digitais no ensino superior tornou-se uma realidade em todos os países. O objetivo do estudo é analisar a perceção do pessoal docente (n = 88) e dos estudantes (n = 487) das Licenciaturas em Educação Infantil e Primária e do Mestrado em Formação de Professores de uma universidade pública de Madrid sobre a evolução da sua competência digital, em geral, e das diferentes áreas de competência, tanto antes como durante o ensino remoto de emergência. Para o efeito, utilizámos o conhecido Quadro Comum para a Competência Digital no Ensino do Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e Formação de Professores (INTEF). Utilizando uma metodologia quantitativa e um questionário ad hoc validado por peritos, foi efetuada uma análise descritiva, correlacional e inferencial das variáveis. Os resultados mostram, em ambos os perfis, a disponibilidade de recursos digitais suficientes para enfrentar esta modalidade, um aumento significativo na autoperceção desta competência, destacando um maior desenvolvimento nas seguintes áreas: Comunicação e Colaboração, Criação de conteúdos digitais e Segurança. Mostram, também, insatisfação com a modalidade virtual devido à excessiva carga de trabalho e à formação contínua exigida. O estudo ajuda a repensar os currículos dos futuros professores e os planos de formação do pessoal docente universitário em termos da competência digital atualmente exigida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marta Gómez-Gómez, Universidad Rey Juan Carlos, España

Educação: Doutoramento em Pedagogia (UNED), Licenciatura em Pedagogia (UCM), Diploma em Educação Infantil (UCM), Mestrado em Inovação e Investigação em Educação (UNED) e Mestrado em Neurodidáctica (URJC).

Ensina na Licenciatura em Educação Infantil, Licenciatura em Ensino Primário e Mestrado em Formação de Professores no Ensino Secundário, Bacharelato, Formação Profissional e Línguas desde 2009 (URJC).

Linhas de investigação: Tecnologia educativa, Competência digital, Formação de profesores, Serviço de aprendizagem.

Prémios: Melhor Projecto para a Introdução das TIC numa escola (SIMO, 2013) e 3º Prémio na VII Edição de Professores Inovadores para o trabalho "Experiência Pedagógica de Ligações Virtuais durante o Confinamento (EPLAVI)", Menção especial: COVID-19 e Melhores Práticas (URJC, 2020).

Colabora no grupo de investigação de Alto Desempenho do Laboratório de Tecnologias de Informação na Educação (LITE) e é membro de investigação do grupo consolidado de investigação em Inovação e Melhoramento Educativo (IMEI) no URJC.

Raquel Hijón-Neira, Universidad Rey Juan Carlos, España

Educação: Licenciatura em Engenharia Informática e Doutoramento Europeu em Engenharia Informática (URJC). Prémio para a Melhor Tese do Capítulo Espanhol do IEEE.

Lecciona como professora nas Licenciaturas em Educação Primária Bilingue, Design e Desenvolvimento de Jogos de Vídeo, Engenharia Informática e Mestrado em Formação de Professores (URJC), tais como "TIC na Educação" e "Competência em Informática e Ensino Digital".

É membro fundador do grupo de investigação de alto desempenho Laboratório de Tecnologias de Informação na Educação (LITE).

Prémio SIMO (2013) para o melhor projecto de integração das TIC num centro educativo.

Linhas de investigação: Software e inovação no ensino de programação, Tecnologias educacionais, Jogos sérios.

Liliana Santacruz-Valencia, Universidad Rey Juan Carlos, España

Educação: Engenheiro Electrónico e de Telecomunicações e Doutorado em Telecomunicações (UC3M).

Lecciona nas Licenciaturas em Educação Infantil e Primária sobre "TIC na Educação" e "Competência em Informática e Ensino Digital". Foi directora do Mestrado em Competência de Ensino Digital e Pensamento Computacional (URJC).

Linhas de investigação: Competência digital e utilização de tecnologias como a realidade aumentada e o desenvolvimento de aplicações destinadas a melhorar o ensino-aprendizagem.

Prémio SIMO (2013) para o melhor projecto de integração das TIC num centro educativo.

Membro do grupo de investigação de alto desempenho do Laboratório de Tecnologias de Informação na Educação (LITE) do URJC.

Diana Pérez-Marín, Universidad Rey Juan Carlos, España

Formação: Engenheiro Informático e Doutorado em Engenharia Informática e de Telecomunicações pela Universidad Autónoma de Madrid.

Ensina como professora sobre os Graus de Educação Infantil, Ensino Primário, Engenharia de Software e Desenho e Desenvolvimento de Jogos de Vídeo no URJC. Nas licenciaturas em Educação ensina as disciplinas "TIC na Educação" e "Competência em Informática e Ensino Digital".

Linhas de investigação: Tecnologia aplicada à educação, Competência e Inovação digital e TIC.

Prémio SIMO (2013) para o melhor projecto de integração das TIC num centro educativo.

Membro do Grupo de Investigação de Alto Desempenho do Laboratório de Tecnologias de Informação na Educação (LITE) do URJC.

Referências

Addinsoft. (2021). XLSTAT. https://www.xlstat.com/

Aristovnik, A., Keržič, D., Ravšelj, D., Tomaževič, N., & Umek, L. (2020). Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, 12(20), 1-34. https://doi.org/10.3390/su12208438

Bisquerra, R. (2004). Metodología de la investigación educativa. La Muralla.

Cabero-Almenara, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2020). Marco europeo de competencia digital docente «DigCompEdu»: Traducción y adaptación del cuestionario «DigCompEdu Check-In». EDMETIC, 9(1), 213-234. https://doi.org/10.21071/edmetic.v9i1.12462

Cabero-Almenara, J., Barroso-Osuna, J., Rodríguez-Gallego, M., & Palacios-Rodríguez, A. (2020). La competencia digital docente: El caso de las universidades andaluzas. Aula Abierta, 49(4), 363-372. https://doi.org/10.17811/rifie.49.4.2020.363-372

Cañete-Estigarribia, D. L., Torres-Gastelú, C. A., Lagunes-Domínguez, A., & Gómez-García, M. (2021). Instrumento de autopercepción de competencia digital para futuros docentes. Pädi Boletín Científico De Ciencias Básicas E Ingenierías Del ICBI, 9(Especial), 85-93. https://doi.org/10.29057/icbi.v9iEspecial.7488

Colomer Rubio, J. C., Sáiz Serrano, J., & Bel Martínez, J. C. (2018). Competencia digital en futuros docentes de ciencias sociales en educación primaria: Análisis desde el modelo TPACK. Educatio Siglo XXI, 36(1 Mar-Jun), 107-128. https://doi.org/10.6018/j/324191

Cook, H., Apps, T., Beckman, K., & Bennett, S. (2023). Digital competence for emergency remote teaching in higher education: Understanding the present and anticipating the future. Educational Technology Research and Development, 71, 7-32. https://doi.org/10.1007/s11423-023-10194-4

Coolican, M., Borras, J. C., & Strong, M. (2020). Argentina and the COVID-19: Lessons learned from education and technical colleges in Buenos Aires Province. Journal of Education for Teaching, 46(4), 484-496. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1802204

Donitsa-Schmidt, S., & Ramot, R. (2020). Opportunities and challenges: Teacher education in Israel in the Covid-19 pandemic. Journal of Education for Teaching, 46(4), 586-595. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1799708

Engen, B. K. (2019). Comprendiendo los aspectos culturales y sociales de las competencias digitales docentes. Comunicar, XXVII(61), 9-19. https://doi.org/10.3916/C61-2019-01

European Commission, Joint Research Centre, Redecker, C., & Punie, Y. (2017). European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Publications Office of the European Union. https://doi.org/10.2760/159770

European Commission. (2018). Communication from the commission to the European parliament, the council, the European economic and social committee and the committee of the regions on the digital education action plan. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/?uri=COM:2018:22:FIN

Fernández Enguita, M. (2020). El virus, ese gran innovador. Cuadernos de Pedagogía, (512). Wolters Kluwer. https://www.academia.edu/44216816/El_virus_ese_gran_innovador

Fernández-de-la-Iglesia, J. C., Fernández-Morante, M. C., Cebreiro, B., Soto-Carballo, J., Martínez-Santos, A. E., & Casal-Otero, L. (2020). Competencias y actitudes para el uso de las TIC de los estudiantes del grado de maestro de Galicia. Publicaciones, 50(1), 103-120. https://doi.org/10.30827/publicaciones.v50i1.11526

Fernández-Regueira, U., Gewerc, A., & Llamas-Nistal, M. (2020). El profesorado universitario de Galicia y la enseñanza remota de emergencia: Condiciones y contradicciones. Campus Virtuales, 9(2), 9-24. http://www.uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/731/409

García-Figuerola Corona, A., Martínez-Abad, F., & Rodríguez-Conde, M. J. (2017, October 18). Evaluation of digital competence in teacher training [Communication paper]. In TEEM 2017: Proceedings of the 5th International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality. Cádiz, Spain, University of Salamanca, 18-20 October 2017. https://doi.org/10.1145/3144826.3145367

García-Peñalvo, F. J. (2021). Transformación digital en las universidades: Implicaciones de la COVID-19. Education in the Knowledge Society, 22, e25465, 1-6. https://doi.org/10.14201/eks.25465

Girón Escudero, V., Cózar Gutiérrez, R., & González-Calero Somoza, J. A. (2019). Análisis de la autopercepción sobre el nivel de competencia digital docente en la formación inicial de maestros/as. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(3), 193-218. https://doi.org/10.6018/reifop.373421

González-Martínez, J., Esteve-Mon, F. M., Larraz Rada, V., Espuny Vidal, C., & Gisbert Cervera, M. (2018). INCOTIC 2.0.: Una nueva herramienta para la autoevaluación de la competencia digital del alumnado universitario. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 22(4), 133-152. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i4.8401

González-Rodríguez, C., & Urbina-Ramírez, S. (2020). Análisis de instrumentos para el diagnóstico de la competencia digital. RiiTE: Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, (9), 1-12. https://doi.org/10.6018/riite.411101

Guillén-Gámez, F. D, Mayorga-Fernández, M. J., Bravo-Agapito, J., & Escribano-Ortiz, D. (2021). Analysis of teachers’ pedagogical digital competence: Identification of factors predicting their acquisition. Technology Knowledge and Learning, 26, 481-498. https://doi.org/10.1007/s10758-019-09432-7

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020, March 27). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

Huerta Soto, R., Guzmán Avalos, M., Flores Albornoz, J., & Tomás Aguilar, S. (2022). Competencias digitales de los profesores universitarios durante la pandemia por covid-19 en el Perú. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 25(1), 49-60. https://doi.org/10.6018/reifop.500481

Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe [IESALC] (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Políticas Educativas: PolEd, 14(1), 1-57. https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109585

Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación del Profesorado. (2017). Marco común de competencia digital docente. https://intef.es/Noticias/marco-comun-de-competencia-digital-docente-2017-intef/

International Society for Technology in Education. (2019). Standards: For Educators. https://www.iste.org/standards/for-educators

Marimon-Martí, M., Romeu, T., Usart, M., & Ojando, E. S. (2023). Análisis de la autopercepción de la competencia digital docente en la formación inicial de maestros y maestras. Revista de Investigación Educativa, 41(1), 51-67. https://doi.org/10.6018/rie.501151

Marinoni, G., van’t Land, H., & Jensen, T. (2020). The impact of COVID-19 on higher education around the world: International association of universities (IAU) global survey report. International Association of Universities. https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_covid19_and_he_survey_report_final_may_2020.pdf

Ministerio de Educación Y Formación Profesional (2020). Resolución de 2 de julio de 2020, de la Dirección General de Evaluación y Cooperación Territorial, por la que se publica el Acuerdo de la Conferencia Sectorial de Educación sobre el marco de referencia de la competencia digital docente. Boletín Oficial del Estado, 191, sec. III, 13 de julio de 2020, 50638-50668. https://www.boe.es/boe/dias/2020/07/13/pdfs/BOE-A-2020-7775.pdf

Ministerio de Educación Y Formación Profesional (2022). Resolución de 1 de julio de 2022, de la Dirección General de Evaluación y Cooperación Territorial, por la que se publica el Acuerdo de la Conferencia Sectorial de Educación sobre la certificación, acreditación y reconocimiento de la competencia digital docente. Boletín Oficial del Estado, 166, sec. III, 12 de julio de 2022, 97982-97986. https://www.boe.es/boe/dias/2022/07/12/pdfs/BOE-A-2022-11574.pdf

Mora-Cantallops, M., Inamorato dos Santos, A., Villalonga-Gómez, C., Lacalle Remigio, J. R., Camarillo Casado, J., Sota Eguzábal, J. M., Velasco, J. R., & Ruiz Martínez, P. M. (2022). The digital competence of academics in Spain: A study based on the European frameworks DigCompEdu and OpenEdu. Publications Office of the European Union. https://www.crue.org/wp-content/uploads/2022/07/The-digital-competence-of-academics-in-Spain-ONLINE.pdf

Moreno Rodríguez, M. D., Gabarda Méndez, V., & Rodríguez Martín, A. M. (2018). Alfabetización informacional y competencia digital en estudiantes de magisterio. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 22(3), 253-270. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i3.8001

Morgado, J. C., Bento, M., & Freires, T. (2022). Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente: O que pensam os professores veteranos. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 428-448. https://doi.org/10.21814/rpe.24177

Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD]. (2020, March 23). Education responses to COVID-19: Embracing digital learning and online collaboration. OECD, pp. 1-3. https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/education-responses-to-covid-19-embracing-digital-learning-and-online-collaboration-d75eb0e8/

Portillo, J., Garay, U., Tejada, E., & Bilbao, N. (2020). Self-perception of the digital competence of educators during the COVID-19 pandemic: A cross-analysis of different educational Stages. Sustainability, 12(23), 1-13. https://doi.org/10.3390/su122310128

Prendes Espinosa, M. P., Gutiérrez Porlán, I., & Martínez Sánchez, F. (2018). Competencia digital: Una necesidad del profesorado universitario en el siglo XXI. RED: Revista de Educación a Distancia, (56), 1-22. http://dx.doi.org/10.6018/red/56/7

Quijano López, R., Pérez Ferra, M., & Martínez Serrano, M. C. (2021). Compromiso del profesorado universitario con estudiantes de grado de educación primaria en tiempos de pandemia: Un estudio de caso. Revista de Investigación en Educación, 19(2), 209-226. https://doi.org/10.35869/reined.v19i2.3676

Rodicio-García, M. L., Ríos-de-Deus, M. P., Mosquera-González, M. J., & Penado Abilleira, M. (2020). La brecha digital en estudiantes españoles ante la crisis de la Covid-19. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 103-125. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.006

Rodríguez-García, A. M., Raso Sánchez, F., & Ruiz-Palmero, J. (2019). Competencia digital, educación superior y formación del profesorado: Un estudio de meta-análisis en la web of science. Píxel-Bit: Revista De Medios y Educación, (54), 65-82. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2019.i54.04

Safi, F., Wenzel, T., & Trimble Spalding, L. A. (2020). Remote learning community: Supporting teacher educators during unprecedented times. Journal of Technology and Teacher Education, 28(2), 211-222. https://www.learntechlib.org/primary/p/216308/

Santacruz Valencia, L., Pérez Marín, D., Hijón Neira, R., Borrás Gené, O., & Gómez Gómez, M. (2019). Experiencia de implantación del marco en competencia digital docente en los grados de educación infantil y educación primaria de la Universidad Rey Juan Carlos. In C. Cáceres, N. Esteban, M. C. Gálvez & B. Rivas (Eds.). Competencia digital docente: Una perspectiva de futuro en la educación superior (pp. 257-275). Dykinson.

Sistema de Información de Tendencias Educativas en América Latina [SITEAL]. (2020). Sistematización de respuestas de los sistemas educativos de América Latina a la crisis de la COVID-19. SITEAL. https://www.siteal.iiep.unesco.org/respuestas_educativas_covid_19

Soon, C. T. (2020). E-learning and higher education in the pre- and post-COVID-19 Situation. Higher Education in Southeast Asia and Beyond, (8), 2-4. https://headfoundation.org/wp-content/uploads/2020/11/HESB-8-COVID19_2020.pdf

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [UNESCO]. (2018). ICT Competency Framework for Teachers. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265721

Viñoles-Cosentino, V., Esteve-Mon, F. M., Llopis-Nebot, M. A., & Adell-Segura, J. (2021). Validación de una plataforma de evaluación formativa de la competencia digital docente en tiempos de Covid-19. RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 87-106. http://hdl.handle.net/10234/194253

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Gómez-Gómez, M., Hijón-Neira, R., Santacruz-Valencia, L., & Pérez-Marín, D. (2024). Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência. Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24016. https://doi.org/10.21814/rpe.29708