Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.29708Palavras-chave:
Ensino superior, Formacao de professores, Competencia digital, Ensino à distânciaResumo
Desde a COVID-19, a integração de ferramentas e competências digitais no ensino superior tornou-se uma realidade em todos os países. O objetivo do estudo é analisar a perceção do pessoal docente (n = 88) e dos estudantes (n = 487) das Licenciaturas em Educação Infantil e Primária e do Mestrado em Formação de Professores de uma universidade pública de Madrid sobre a evolução da sua competência digital, em geral, e das diferentes áreas de competência, tanto antes como durante o ensino remoto de emergência. Para o efeito, utilizámos o conhecido Quadro Comum para a Competência Digital no Ensino do Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e Formação de Professores (INTEF). Utilizando uma metodologia quantitativa e um questionário ad hoc validado por peritos, foi efetuada uma análise descritiva, correlacional e inferencial das variáveis. Os resultados mostram, em ambos os perfis, a disponibilidade de recursos digitais suficientes para enfrentar esta modalidade, um aumento significativo na autoperceção desta competência, destacando um maior desenvolvimento nas seguintes áreas: Comunicação e Colaboração, Criação de conteúdos digitais e Segurança. Mostram, também, insatisfação com a modalidade virtual devido à excessiva carga de trabalho e à formação contínua exigida. O estudo ajuda a repensar os currículos dos futuros professores e os planos de formação do pessoal docente universitário em termos da competência digital atualmente exigida.
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