Editorial
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.3026Abstract
O número de textos que integra este volume da Revista Portuguesa de Educação espelha a intensidade da sua atividade editorial. No quadro de uma gestão não profissional, tal intensidade, apesar de reflexo do estatuto consolidado da Revista na comunidade académica, pode também vir a ser fator de interpelação da sua existência. Não é apenas a alteração das práticas tradicionais de edição suscitadas pelas ferramentas da edição electrónica que parece exigir a interpelação, pelo menos, de procedimentos editoriais. Esta revisão começa a ser também exigida pela distinta relação entre a publicação científica e os sujeitos envolvidos nos seus processos de produção e recepção.Na verdade, se até há relativamente pouco tempo, o vínculo primeiro das revistas académicas podia ser visto como mantido, em muito, com os seus Leitores, no atual paradigma de comunicação (e avaliação) científica não é absurdo dizer que tal vínculo é prioritariamente com os Autores que as revistas publicam, dadas as funções que os artigos científicos têm vindo a assumir na vida académica e com todas as implicações que isso tem na rede social em que a revista se produz.
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