Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem e adaptação acadêmica no ensino superior brasileiro

Intellectual styles, learning strategies and academic adjustment in Brazilian higher education

Autores

  • Katya Luciane de Oliveira UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Lays Monteiro Inácio USF - Universidade São Francisco
  • Aline Oliveira Gomes da Silva UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luzia Silva Mariano UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14268

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Estratégias de Aprendizagem, Adaptação Acadêmica, Ensino superior

Resumo

Objetivou-se no presente estudo investigar como se apresentam os estilos intelectuais, as estratégias de aprendizagem e a adaptação acadêmica no ensino superior, sendo buscadas possíveis correlações e relações de dependência entre essas variáveis. Participaram 396 estudantes de cursos de graduação de três estados do Brasil (M = 22,8 anos, DP = 4,9), de ambos os sexos, que responderam ao Inventário de Estilos Intelectuais/Pensamento - Revisado II (TSI-R2), à Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA-U) e ao Questionário de Adaptação Acadêmica do ensino Superior (QAES). Os resultados indicaram a prevalência do estilo hierárquico, das estratégias de autorregulação social, e ainda que os estudantes se encontram mais bem adaptados ao planejamento de carreira. Houve correlação positiva e significativa entre o estilo hierárquico e a adaptação ao planejamento de carreira, sendo esta de magnitude média, e entre esse mesmo estilo e as estratégias de autorregulação cognitivas e metacognitivas, de magnitude pequena. Foram encontradas relações de dependência entre o estilo hierárquico e a adaptação ao planejamento de carreira, e entre o estilo externo e a adaptação social. As implicações psicoeducacionais foram discutidas no sentido de conjecturar explicações mais profundas para as dificuldades dos estudantes do ensino superior.

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Biografias Autor

Katya Luciane de Oliveira, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Estudos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ambos da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq. E-mail: katyauel@gmail.com

Amanda Lays Monteiro Inácio, USF - Universidade São Francisco

Psicóloga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil. E-mail: amandalmonteiroo@gmail.com

 

Aline Oliveira Gomes da Silva, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina e Mestranda em Educação pelo Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: aline131290@hotmail.com

Maria Luzia Silva Mariano, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas. Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: malumariano@yahoo.com.br

Sandra Aparecida Pires Franco, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira, K. L. de, Inácio, A. L. M., Silva, A. O. G. da, Mariano, M. L. S., & Franco, S. A. P. (2019). Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem e adaptação acadêmica no ensino superior brasileiro: Intellectual styles, learning strategies and academic adjustment in Brazilian higher education. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 134–149. https://doi.org/10.21814/rpe.14268

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