As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita

Students’ voices and perspectives in research on writing

Autores/as

  • José António Brandão Carvalho Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Luís Filipe Barbeiro Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
  • Luísa Álvares Pereira Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF, Universidade de Aveiro
  • Inês Cardoso York University, Canadá - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua; CIDTFF Universidade de Aveiro
  • Eduardo Calil Laboratório do Manuscrito Escolar –LAME, Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14278

Resumen

A perspetiva dos alunos sobre a escrita constitui o eixo que percorre transversalmente este texto, a partir do contributo de estudos desenvolvidos em Portugal, desde a década de noventa até à atualidade. Nos primeiros três estudos considerados, essa perspetiva é captada no decurso do processo de escrita, focada na resolução de problemas por parte dos alunos, ao escreverem. As metodologias assentaram na escrita colaborativa e na integração, no processo, de estratégias facilitadoras da revisão. O segundo conjunto de estudos incide sobre as representações dos alunos em relação à escrita, considerando a pluralidade de contextos, géneros, recursos, saberes e atividades que implica. Metodologicamente, estes estudos mobilizaram textos explicitadores, questionários, entrevistas, diários, notas de campo. Os resultados mostram, em relação ao processo, uma progressão que torna salientes as limitações dos níveis de escolaridade mais baixos relativamente à reformulação e revisão. Quanto à relação com a escrita, surge em evidência o contraste entre a escrita escolar e extraescolar. As implicações remetem para a consideração didática das limitações encontradas e das potencialidades de dispositivos colaborativos e outros, facilitadores do processo, ao serviço de uma relação com a escrita que abranja a diversidade de géneros e motivações, em contextos escolares e extraescolares.

Palavras-chave: Escrita; Didática da escrita; Alunos; Investigação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-06

Cómo citar

Carvalho, J. A. B., Barbeiro, L. F., Pereira, L. Álvares, Cardoso, I., & Calil, E. (2018). As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita: Students’ voices and perspectives in research on writing. Revista Portuguesa De Educación, 31(2), 132–152. https://doi.org/10.21814/rpe.14278

Número

Sección

Artigos