Desafios da inovação curricular: Perspetivas de professores veteranos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.23263

Palavras-chave:

Professores veteranos, Inovação curricular, Autonomia e flexibilidade curricular, Utilização de tecnologias digitais

Resumo

O acentuado envelhecimento docente em Portugal tem sido reconhecido como um dos obstáculos à mudança do paradigma educacional com que muitos sistemas educativos europeus estão comprometidos. As crescentes diferenças geracionais entre professores e alunos, as constantes pressões para a utilização educativa das tecnologias e a intensificação do trabalho docente têm contribuído para algum sentimento de ineficácia do trabalho curricular e um certo desencanto profissional em muitos professores. Neste contexto, o projeto REKINDLE+50 trabalhou com professores veteranos procurando potenciar a relação entre a sua agência curricular e as práticas de ensino pelo recurso a tecnologias digitais, com vista à promoção de um (re)encantamento profissional através da inovação curricular. Este texto analisa perspetivas de professores veteranos sobre os desafios da inovação curricular pelo uso de tecnologias, incluindo práticas, riscos percebidos, obstáculos e estratégias de superação que identificam na sua agência perante a inovação curricular. Assumindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, foi realizada uma análise de conteúdo aos murais em padlet e às reflexões individuais de 36 professores que participaram num curso de formação, organizado no âmbito do projeto, bem como às transcrições de três grupos de discussão focalizada. Desta análise constatou-se que a agência curricular de professores veteranos é potenciada por práticas de inovação pelas tecnologias, sobretudo quando percebem a sustentabilidade dessas práticas e os efeitos das mesmas numa participação mais ativa dos alunos nas atividades de ensino e na melhoria das suas aprendizagens.

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Biografias Autor

Ana Cristina Torres, CIIE- Centro de Investigação e Intervenção Educativas, FPCEUP

Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, onde co representa a área estratégica "Gestão pedagógica e participação democrática”. Doutorada em Didática e Formação, na especialidade de Educação em Ciências, pela Universidade de Aveiro e licenciada em Ensino da Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Autora de diversos artigos e comunicações nacionais e internacionais nas áreas de Currículo e Escola, desenvolvimento profissional de professores, educação em ciências e educação para a sustentabilidade, colaborando também na docência de unidades curriculares da FPCEUP nestas áreas.

Ana Mouraz, Universidade Aberta & CIIE-FPCEUP, Universidade do Porto

Professora Auxiliar na Universidade Aberta e investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, onde coordenou o projeto Rekindle+50 (PTDC/CED-EDG/28017/2017). Colabora ainda com o Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). É Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e licenciada em Filosofia pela mesma universidade. É autora de diversas publicações e comunicações nacionais e internacionais nas áreas de Currículo, Formação de Professores, Avaliação de Escolas e Pedagogia do Ensino Superior.

Angélica Monteiro, CIIE- Centro de Investigação e Intervenção Educativas, FPCEUP

Investigadora auxiliar do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP (2020.01982.CEECIND), onde co representa a área estratégica "Empoderamento e inclusão através da educação digital e artística”. Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestre em Educação Multimédia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Autora de diversos artigos e livros nacionais e internacionais na área da Inclusão digital, Tecnologias em Educação e do e-learning, colaborando também na docência de unidades curriculares da FPCEUP nestas áreas.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Torres, A. C., Mouraz, A., & Monteiro, A. (2022). Desafios da inovação curricular: Perspetivas de professores veteranos. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 405–427. https://doi.org/10.21814/rpe.23263

Edição

Secção

Núcleo temático