Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21952

Palavras-chave:

Diversidade, Formação de professores, Gestão curricular, Inclusão

Resumo

O presente artigo incide num estudo sobre perceções dos coordenadores de cursos de formação inicial de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em particular sobre a forma como os cursos que coordenam preparam os futuros professores para o trabalho com alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem e necessitam de medidas de educação inclusiva. A questão formulada – De que modo coordenadores de cursos de formação inicial de professores do 2.º CEB percecionam a diferenciação curricular e pedagógica em função do trabalho com alunos que necessitam de um apoio pedagógico específico? – faz parte de um projeto de investigação mais amplo, sendo apresentados, neste texto, os resultados de um estudo empírico de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista, realizado a coordenadores (n=5) de cursos de ensino superior português público (quatro universidades e um instituto politécnico). Os resultados evidenciam que os coordenadores em estudo identificam um processo de melhoria na formação inicial de professores e na área específica da gestão curricular baseada na diversidade, que envolve alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, pelo que as suas conceções se revelam favoráveis à relevância da inclusão, ancorada numa revisão mais abrangente da formação inicial de professores.

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Biografias Autor

Helena Inês, Agrupamento de Escolas 4 de Outubro

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Minho (Portugal). A Prova Pública de apresentação da tese está agendada para o dia 15 de janeiro de 2021 (Universidade do Minho).

Professora de educação especial no Agrupamento de Escolas 4 de Outubro (Portugal).

Filipa Seabra, Universidade Aberta

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Professora na Universidade Aberta (Portugal).

Investigadora do LE@D (Universidade Aberta, Portugal) e do CIEd (Universidade do Minho, Portugal).

José-Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Professor e investigador do Instituto de Educação, e CIEd (Universidade do Minho, Portugal).

Membro do Conselho Consultivo da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Inês, H., Seabra, F., & Pacheco, J.-A. (2022). Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 310–330. https://doi.org/10.21814/rpe.21952

Edição

Secção

Artigos