Implicações das equipas educativas nas aprendizagens dos professores e nas práticas de sala de aula

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DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.33097

Mots-clés :

Equipas Educativas, Colaboração, Aprendizagem Profunda, Práticas Pedagógicas

Résumé

Nas últimas décadas, a colaboração entre os professores tem sido objeto de estudo a nível global, e a literatura tem demonstrado que a maioria dos docentes já colabora entre si e parece apresentar uma mentalidade mais colegial e colaborativa. Porém, a colaboração realiza-se numa gramática organizacional espartilhada e rígida, sendo um conceito complexo, que pode concretizar-se de diferentes formas, dependendo do contexto em que ocorre, dos seus participantes, da intensidade das diferentes interações, do seu conteúdo e objetivos. Assim, procuramos, neste estudo, compreender o tipo de interações colaborativas existente entre professores a trabalhar em equipas educativas, assim como os seus efeitos na sua aprendizagem e nas práticas de sala de aula. Nesse sentido, adotamos um paradigma de investigação tendencialmente qualitativo, que operacionalizamos através de um estudo de caso, em que conjugamos uma abordagem quali-quanti. Para analisarmos a frequência e amplitude das interações entre os professores, optamos por uma estatística descritiva, que submetemos a uma análise e interpretação estrutural e semântica. Recorremos, também, a uma abordagem qualitativa, no sentido de aprofundarmos alguns contextos singulares e a perspetiva de atores individuais: diretor; coordenadores das equipas educativas; professores; técnicas educacionais; e alunos. Feita a análise de dados, concluímos que continuam a predominar, nas equipas educativas, práticas de colaboração simples, baseadas essencialmente no intercâmbio de informação e materiais, num contexto de colaboração artificial, confortável, balcanizada, debilmente convergente e escassamente ativa, sendo, ainda, raros os momentos de coconstrução. Estas dinâmicas colaborativas podem estar a limitar uma aprendizagem profunda dos professores e a explicar a mudança ténue e lenta das práticas de sala de aula.

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Bibliographies de l'auteur

Generosa Pinheiro Pinheiro, Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Generosa Pinto Silva Vilela Pinheiro é professora do 3º ciclo do Ensino Básico do Quadro do Agrupamento de Escolas de Lobão, licenciada em Línguas e Literaturas Moderna (Variante de Português/Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Neste momento, é doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa e membro do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

José Matias Alves, Universidade Católica Portuguesa, Portugal

José Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Membro Integrado do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa. É autor de dezenas de artigos científicos, livros e capítulos de livros. Coordenador da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação_Fundação para a Ciência e Tecnologia do Governo de Portugal [2016-18; 2019_22].  

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Publiée

2024-10-18

Comment citer

Pinheiro, G. P., & Matias Alves, J. (2024). Implicações das equipas educativas nas aprendizagens dos professores e nas práticas de sala de aula . Journal Portugais De L’Éducation, 37(2), e24035. https://doi.org/10.21814/rpe.33097

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