Utilização do Kahoot! em procedimentos de ensino: Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.28186Palavras-chave:
Tecnologia digital, Gamificação, Ensino e aprendizagemResumo
As revisões de literatura e a análise de dados quantitativos em Educação permitem identificar o efeito das variáveis analisadas e descrever os procedimentos dos estudos publicados, possibilitando o planejamento de novos estudos e a proposição e avaliação de estratégias e de recursos pedagógicos. Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura de estudos empíricos em que a plataforma Kahoot! foi utilizada para avaliação da aprendizagem e a revisão de conteúdos acadêmicos sobre o desempenho dos estudantes em diferentes disciplinas acadêmicas. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES/MEC, utilizando a palavra-chave “Kahoot!”, de artigos escritos em inglês, francês, espanhol, italiano e português, de 2017 a 2021. Foram selecionados 22 estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Vinte dos 22 estudos usaram métodos quantitativos para avaliar o desempenho dos estudantes. Os resultados mostram que o uso do Kahoot! melhora o desempenho dos participantes. Os procedimentos de intervenção foram geralmente utilizados para avaliar ou revisar conteúdos previamente ensinados. Concluímos que os estudos revisados demonstraram que a plataforma Kahoot! pode ser indicada como estratégia pedagógica, sendo adequada para a avaliação da aprendizagem e para a revisão de uma diversidade de conteúdos acadêmicos.
Downloads
Referências
Asmali, M. (2018). Integrating technology into ESP classes: Use of student response system in English for specific purposes instruction. Teaching English with Technology, 18(3), 86-104. http://cejsh.icm.edu.pl/cejsh/element/bwmeta1.element.desklight-6315754f-50fd-44a8-9d4d-02300665d4d7/c/ARTICLE6.pdf
Cameron, K. E., & Bizo, L. A. (2019). Use of the game-based learning platform KAHOOT! to facilitate learner engagement in Animal Science students. Research in Learning Technology, 27, 1-14. https://doi.org/10.25304/rlt.v27.2225
Castro, M. J., López, M., Cao, M. J., Castro, M. F., García, S., Frutos, M., Jiménez, J. M. (2019). Researchers at University of Valladolid Target Life Science Research (Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing). (Clinical report). PLoS ONE 14(7), 1-12. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220388
Chen, C.-H., & Yeh, H. C. (2019). Effects of integrating a questioning strategy with game-based learning on students’ language learning performances in flipped classrooms. Technology, Pedagogy and Education, 28(3), 347-361. https://doi.org/10.1080/1475939X.2019.1618901
Côrtes, M. A., de Carvalho, E. D. F. G., Souza, R., Valentim, F. C. V., Cerqueira, G. S., & de Sousa Alves, R. (2022). O Kahoot© como estratégia de aprendizagem no ensino de ciências morfofuncionais: Uma revisão integrativa. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 21(2), 267-273. https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.49212
Dell, K. A., & Chudow, M. B. (2019). A web-based review game as a measure of overall course knowledge in pharmacotherapeutics. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, 11(8), 838-842. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2019.04.012
Dixon-Woods, M., Bonas, S., Booth, A., Jones, D. R., Miller, T., Sutton, A. J., Shaw, R. L., Smith, J. A., & Young, B. (2006). How can systematic reviews incorporate qualitative research? A critical perspective. Qualitative Research, 6(1), 27-44. https://doi.org/10.1177/1468794106058867
Donkin, R., & Rasmussen R. (2021). Student perception and the effectiveness of Kahoot!: A scoping review in histology, anatomy, and medical education. Anatomical Sciences Education,14(5), 572-585. https://doi.org/10.1002/ase.2094
Esteves, M. D., Pereira, A., Veiga, N., Vasco, R., & Veiga, A. (2018). The use of new learning technologies in higher education classroom: A case study. International Journal of Engineering Pedagogy, 8(2), 115-127. https://doi.org/10.3991/ijep.v8i2.8146
Fardo, M. L. (2013). A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, 11(1), 1-9. https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629
Fuster-Guilló, A., Pertegal-Felices, M. L., Jimeno-Morenilla, A., Azorín-López, J., Rico-Soliveres, M. L., & Restrepo-Calle, F. (2019). Evaluating impact on motivation and academic performance of a game-based learning experience using Kahoot!. Frontiers in Psychology, 10, 2843. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02843
Gazotti-Vallim, M. A., Gomes, S. T., & Fischer, C. R. (2017). Vivenciando inglês com Kahoot!. The ESPecialist, 38(1), 1-18. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a11
Göksün, D., & Gürsoy, G. (2019). Comparing success and engagement in gamified learning experiences via Kahoot! and Quizizz. Computers and Education, 135, 15-29. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.02.015
Gómez, Á. I. P. (2015). Educação na era digital: A escola educativa. Penso Editora.
Guaqueta, C. A., & Castro-Garces, A. Y. (2018). The use of language learning Apps as a didactic tool for EFL vocabulary building. English Language Teaching, 11(2), 61. https://doi.org/10.5539/elt.v11n2p61
Guardia, J. J., del Olmo, J. L., Roa, I., & Berlanga, V. (2019). Innovation in the teaching-learning process: The case of Kahoot!. On the Horizon, 27(1), 35-45. https://doi.org/10.1108/OTH-11-2018-0035
Harrelson, P. L. (2017). Methods of daily student engagement in an introductory level animal science course. Journal of Animal Science, 95, 352-353. https://doi.org/10.2527/asasann.2017.724
Hasri, S. A., Basori, B., & Maryono, D. (2019). Game based learning effectiveness with the Kahoot! application viewed from learning interests and learning outcomes of learners in digital simulation subjects. Indonesian Journal of Informatics Education, 3(1), 31-38. https://jurnal.uns.ac.id/ijie/article/view/32116/pdf
Iwamoto, D. H, Hargis, J., Taiano, E. J., & Vuong, K. (2017). Analyzing the efficacy of the testing effect using Kahoot! on student performance. Turkish Online Journal of Distance Education, 18(2), 80. https://doi.org/10.17718/tojde.306561
Jahan, N., Naveed, S., Zeshan, M., & Tahir, M. A. (2016) How to conduct a systematic review: A narrative literature review. Cureus, 8(11), e864. https://doi.org/10.7759/cureus.864
Korkealehto, K., & Siklander, P. (2018). Enhancing engagement, enjoyment and learning experiences through gamification on an English course for health care students. Seminar.net, 14(1), 13-30. https://doi.org/10.7577/seminar.2579
Martins, F. A., & Pereira Jr., W. M. (2020). Caminhos alternativos de aula remota utilizando recursos digitais. In 3º Seminário Mineiro de Educação Integral [Anais]. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. http://waltenomartins.com.br/capitulo_caminhos_alternativos.pdf
Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., & PRISMA-P Group (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 Statement. Systematic reviews, 4(1), 1-9. https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1
Oliveira, M. L. B., Verner, F. S., Kamburoğlu, K., Silva, J. N. N., & Junqueira, R. B. (2019). Effectiveness of using a mobile App to improve dental students’ ability to identify endodontic complications from periapical radiographs. Journal of Dental Education, 83(9), 1092-1099. https://doi.org/10.21815/JDE.019.099
Putra, A., & Afrilia, K. (2020). Systematic literature review: Penggunaan Kahoot. Jurnal Ilmiah Pendidikan Matematika AL-QALASI, 4(2), 110-122. https://journal.iainlangsa.ac.id/index.php/qalasadi/article/view/2127
Skinner, B. F. (1968). The technology of teaching. Appleton-Century-Crofts.
Studart, N. (2022). A gamificação como design instrucional. Revista Brasileira de Ensino de Física, 44, e20210362. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0362
Suja’I, M. I., Rukun, K., Ridwan, Hayadi, B. H., Yanto, B., & Permatasari, R. D. P. (2019). The effectiveness of learning media developed with the kahoot application on the subject of management information system. Journal of Physics: Conference Series, 1363(1), 1-6. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1363/1/012065 https://doi.org/10.1088/1742-6596/1363/1/012065
Tewthanom, K. (2019). The effect of Kahoot! web-based learning on learning skills of pharmacy students: The trend in clinical pharmacokinetics course for 2 generations. Indian Journal of Pharmaceutical Education and Research, 53(2), 212-215. https://doi.org/10.5530/ijper.53.2.28
Ting, F. S. T., Lam, W. H., & Shroff, R. H. (2019). Active learning via problem-based collaborative games in a large mathematics university course in Hong Kong. Education Sciences, 9(3), 172. https://doi.org/10.3390/educsci9030172
Torres, R. B. de M., & Gusso, H. L. (2018). Efeito de três tipos de conteúdos de feedback no desempenho em tarefa. Acta Comportamentalia, 26(1), 53-69. https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/63596
Tsutsumi, M. M. A., Goulart, P. R. K., Silva Júnior, M. D., Haydu, V. B., & Jimenéz, É. L. de O. (2020). Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 38-55. https://doi.org/10.21814/rpe.19130
Valles-Pereira, R. E., & Mota-Villegas, D. J. (2020). Kahoot! aplicada en la evaluación sumativa en un curso de matemática discreta. Revista Científica, 37(1), 67-77. https://doi.org/10.14483/23448350.15236
Vazirabad, A. F., & Farrokhi, F. (2020). Investigating digital Apps: Gaming elements and learning context. International Journal of Applied Linguistics & English Literature, 9(3), 25-36. https://doi.org/10.7575/aiac.ijalel.v.9n.3p.25
Yunus, M. M., & bin Azman, M. A. (2019). Memory stay or stray?: Irregular verbs learning using Kahoot!. Arab World English Journal, Special Issue on Call (5), 206-219. https://doi.org/10.24093/awej/call5.15
Wang, A. I., Øfsdahl, T., & Mørch-Storstein, O. K. (2007). Lecture quiz - a mobile game concept for lectures. Proceedings of the 11th IASTED International Conference on Software Engineering and Applications, SEA 2007, 305-310. https://folk.idi.ntnu.no/alfw/papers/sea2007-aiw.pdf
Zarzycka-Piskorz, E. (2016). Kahoot! it or not? Can games be motivating in learning grammar? Teaching English with Technology, 16(3), 17-36. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1135685.pdf
Zhang, Q., & Yu, Z. (2021). A literature review on the influence of Kahoot! On learning outcomes, interaction, and collaboration. Education and Information Technologies, 26(4), 4507-4535. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10459-6
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Éllen Patrícia Alves Castilho, Verônica Bender Haydu
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0