Escala de Clima Ético Universitário (ECEU): Propriedades psicométricas

Autores

  • Loriane Trombini Frick Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Aparecida Matias Zechi
  • Ana Carina Stelko Pereira
  • Vitor Atsushi Nozaki Yano
  • Josafá Moreira da Cunha
  • Pedro Afonso Cortez

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.31246

Palavras-chave:

Clima universitário, Convivência, Valores, Políticas, Universidade

Resumo

Compreender o Clima Ético Universitário é fundamental para a promoção de políticas e práticas institucionais que visem a formação ética dos atores sociais inseridos neste espaço. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um novo instrumento para avaliar o Clima Ético Universitário, para o contexto brasileiro, e analisar as suas evidências de validade baseadas na estrutura interna, consistência interna e validade critério. A amostra foi composta por 3.484 universitários, com idade média de 22,8 anos (DP = 6,92). A escala é um instrumento de autorrelato, com 28 itens. Empregou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, resultando em uma  escala formada por oito fatores de primeira ordem: segurança, acolhimento institucional à diversidade, engajamento acadêmico institucional, indicadores de vitimização, bem-estar, indicadores de ansiedade e depressão, enfrentamento institucional ao abuso ou assédio, suporte social e institucional percebido, os quais conjuntamente explicam cerca de 71,3% da variância, e um fator de segunda ordem: clima ético universitário. As correlações evidenciaram validade convergente entre os fatores positivos da escala, como segurança, respeito e não discriminação; e validade divergente entre os fatores negativos da escala, como indicadores de vitimização, de ansiedade e depressão, e os fatores de segurança e respeito e não discriminação. Em relação à validade preditiva, verificou-se que seis dos oito fatores foram preditores da ocorrência de respeito e não discriminação. Os resultados apontam a escala como uma alternativa confiável, prática e original para avaliações de Clima Ético Universitário, podendo ser ferramenta de análise que oriente ações institucionais para promoção da convivência ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aizpurua, E., Caravaca-Sánchez, F., & Stephenson. A. (2018). Victimization Status of Female and Male College Students in Spain: Prevalence and Relation to Mental Distress. Journal of Interpersonal Violence, 36(11-12), 4988-5010. https://doi.org/10.1177/0886260518802848

Alrashidi, O., Phan, H. P., & Ngu, B. H. (2016). Academic Engagement: An Overview of Its Definitions, Dimensions, and Major Conceptualisations. International Education Studies, 9(12), 41–52. https://doi.org/10.5539/ies.v9n12p41

Barría-González, J., Postigo, Á., Pérez-Luco, R., Cuesta, M., & García-Cueto, E. (2021). Assessing Organizational Climate: psychometric properties of the ECALS Scale. Anales de Psicología, 37(1), 168-177. https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212-97282021000100019&script=sci_abstract&tlng=en

Basto, M., & Pereira, J. M. (2012). An SPSS R-menu for ordinal factor analysis. Journal of Statistical Software, 46(4), 1-29. https://doi.org/10.18637/jss.v046.i04

Bastos, J. L., Faerstein, E., Celeste, R. K., & Barros, A. J. (2012). Explicit discrimination and health: development and psychometric properties of an assessment instrument. Revista de Saúde Pública, 46(2), 269-278. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000200009

Barros, B. R. G. (2018). Um estudo sobre o clima universitário e o perfil motivacional dos estudantes de licenciatura do Câmpus do Pantanal/UFMS. [Tese de Doutorado publicada]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39693

Belsley, D. A., Kuh, E., & Welsch, R. E. (2005). Regression diagnostics: Identifying influential data and sources of collinearity. John Wiley & Sons.

Budge, S. L., Domínguez Jr, S., & Goldberg, A. E. (2020). Minority Stress in Nonbinary Students in Higher Education: The Role of Campus Climate and Belongingness. Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity, 7(2), 222–229. https://doi.org/10.1037/sgd0000360

Calvete, E., Orue, I., Estévez, A., Villardón, L., & Padilla, P. (2010). Cyberbullying in adolescents: Modalities and aggressors’ profile. Computers in Human Behavior, 26(5), 1128-1135. https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/j.chb.2010.03.017

Cantor, D., Fisher, B., Chibnall, S., Townsend, R., Lee, H., Bruce, C., & Thomas, G. (2017). Report on the AAU Campus Climate Survey on Sexual Assault and Sexual Misconduct. Westat. https://www.aau.edu/sites/default/files/AAU-Files/Key-Issues/Campus-Safety/AAU-Campus-Climate-Survey-FINAL-10-20-17.pdf

Carlson, K. D., & Herdman, A. O. (2012). Understanding the impact of convergent validity on research results. Organizational Research Methods, 15(1), 17-32. https://doi.org/10.1177%2F1094428110392383

Carvalho, S., Pimentel, P., Maia, D., & Mota-Pereira, J. (2011). Características psicométricas da versão portuguesa da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (Multidimensional Scale of Perceived Social Support - MSPSS). Psychologica, (54), 331–357. https://doi.org/10.14195/1647-8606_54_13

Casassus, J. (2002). A escola e a desigualdade. Editora Plano.

Çavuş, M. F., & Develi, A. (2017). Ethical Climate and Organizational Citizenship Behaviour. International Journal of Human Resource Studies, 7(1), 38-51. https://doi.org/10.5296/ijhrs.v7i1.10561

Chicco, D, Warrens, M. J., & Jurman, G. (2021). The coefficient of determination R-squared is more informative than SMAPE, MAE, MAPE, MSE and RMSE in regression analysis evaluation. PeerJ Computer Science 7, e623. https://doi.org/10.7717/peerj-cs.623

Coulter, R. W. S., & Rankin, S. R. (2020). College Sexual Assault and Campus Climate for Sexual- and Gender-Minority Undergraduate Students. Journal of Interpersonal Violence, 35(5–6), 1351–1366. https://doi.org/10.1177/0886260517696870

Cortez, P. A. (2019). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos: Contribuições emergentes em psicometria e avaliação psicológica. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 18(1), 108-110. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.15431.12

Cortez, P. A., Souza, M. V. R. D., Salvador, A. P., & Oliveira, L. F. A. (2019). Sexismo, misoginia e LGBTQfobia: desafios para promover o trabalho inclusivo no Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 29(4), e290414. https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290414

Curvo, L. D., & Heinzmann, L. M. (2017). Estudo do Clima Organizacional da Secretaria de Gestão de Pessoas de uma Universidade Federal. Revista Eletrônica Científica Do CRA-PR, 4(2), 1–18. https://recc.cra-pr.org.br/index.php/recc/article/view/72

Denson, N., & Bowman, N. (2013). University diversity and preparation for a global society: The role of diversity in shaping intergroup attitudes and civic outcomes. Studies in Higher Education, 38(4), 555–570. https://doi.org/10.1080/03075079.2011.584971

Derksen, S., & Keselman, H. J. (1992). Backward, forward and stepwise automated subset selection algorithms: Frequency of obtaining authentic and noise variables. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 45(2), 265-282. https://doi.org/10.1111/j.2044-8317.1992.tb00992.x

Diener, E., Wirtz, D., Tov, W., Kim-Prieto, C., Choi, D. W., Oishi, S., & Biswas-Diener, R. (2010). New well-being measures: Short scales to assess flourishing and positive and negative feelings. Social indicators research, 97, 143-156. https://doi.org/10.1007/s11205-009-9493-y

Dunn, T. J., Baguley, T., & Brunsden, V. (2014). From alpha to omega: A practical solution to the pervasive problem of internal consistency estimation. British Journal of Psychology, 105(3), 399-412. https://doi.org/10.1111/bjop.12046

Durbin, J., & Watson, G. S. (1950). Testing for serial correlation in least squares regression: I. Biometrika, 37(3/4), 409-428. https://doi.org/10.2307/2332391

Echevarría-Guanilo, M. E., Gonçalves, N., & Romanoski, P. J. (2019). Propriedades psicométricas de instrumentos de medidas: bases conceituais e métodos de avaliação-Parte II. Texto & Contexto-Enfermagem, 28, 1-14. https://doi.org/10.1590/1980-265X-tce-2017-0311

Eisenberg, D., Lipson, S. K., Ceglarek, P., Kern, A., & Phillips, M. V. (2018). College student mental health: The national landscape. In Promoting behavioral health and reducing risk among college students (pp. 75-86). Routledge.

Ferrando, P. J., Lorenzo-Seva, U., Hernández-Dorado, A., & Muñiz, J. (2022). Decalogue for the factor analysis of test items. Psicothema, 34(1), 7-17. https://doi.org/10.7334/psicothema2021.456

Garvey, J. C., Squire, D. D., Stachler, B., & Rankin, S. (2018). The impact of campus climate on queer-spectrum student academic success. Journal of LGBT Youth, 15(2), 89-105. https://doi.org/10.1080/19361653.2018.1429978

Gunuc, S., Artun, H., Yigit, E., & Keser, H. (2019). Examining the Relationship Between Student Engagement and Campus Climate: A Case in Turkey. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 23(4), 1099-1119. https://doi.org/10.1177/1521025119894579

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados. Bookman Editora.

Hemer, K. M., Reason, R. D., & Ryder, A. J. (2019). Factors shaping students’ perceptions of campus climate for civic learning and engagement. Journal of Student Affairs Research and Practice, 56(5), 477-491. https://doi.org/10.1080/19496591.2019.1676763

Hurtado, S., Griffin, K. A., Arellano, L., & Cuellar, M. (2008). Assessing the Value of Climate Assessments: Progress and Future Directions. Journal of Diversity in Higher Education, 1(4), 204–221. https://doi.org/10.1037/a0014009

Hutchinson, S. R., Raymond, K. J., & Black, K. R. (2008). Factorial invariance of a campus climate measure across race, gender, and student classification. Journal of Diversity in Higher Education, 1(4), 235–250. https://doi.org/10.1037/a0014419

Kohlberg, L. (1992). Psicología del desarrollo moral (A. Z. Zárate, Trad.). Editorial Desclée de Brouwer.

Krause, K. L., & Coates, H. (2008). Students’ engagement in first‐year university. Assessment & Evaluation in Higher Education, 33(5), 493-505. https://doi.org/10.1080/02602930701698892

La Taille, Y. (2019). A deliberação moral: dimensões intelectuais e afetivas. Revista de Educação, 24(1), 5-14. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/4232

Lei, H., Cui, Y., & Zhou, W. (2018). Relationships between student engagement and academic achievement: A meta-analysis. Social Behavior and Personality, 46(3), 517–528. https://doi.org/10.2224/sbp.7054

Lenzi, M., Sharkey, J., Furlong, M. J., Mayworm, A., Hunnicutt, K., & Vieno, A. (2017). School sense of community, teacher support, and students’ school safety perceptions. American Journal of Community Psychology, 60(3–4), 527–537. https://doi.org/10.1002/ajcp.12174

Linhares, Y., Fontana, J., & Laurenti, C. (2021). Protocols for preventing and tackling sexual violence in the university context: An analysis of the latin american scenario. Saúde e Sociedade, 30(1), e200180. https://doi.org/10.1590/s0104-12902021200180

Lorenzo, U., & Ferrando, P. J. (2021). MSA: The Forgotten Index for Identifying Inappropriate Items Before Computing Exploratory Item Factor Analysis. Methodology, 17(4), 296-306. https://doi.org/10.5964/meth.7185

Martin, K. D., & Cullen, J. B. (2006). Continuities and extensions of ethical climate theory: A meta-analytic review. Journal of Business Ethics, 69(2), 175–194. https://doi.org/10.1007/s10551-006-9084-7

Martins, L. M. de, & Ribeiro, J. L. D. (2017). Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 22(1), 223–247. https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000100012

Mattos, C. A. C. (2019). Clima organizacional sob a perspectiva dos gestores de Instituições Federais de Ensino: uma investigação multivariada em Belém, Pará, Brasil. Organizações Em Contexto, 15(30), 53–81. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n30p53-81

Menin, M. S. de S., Trevisol, M. T. C., Zechi, J. A. M., & Bataglia, P. U. R. (2017). Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais. Revista de Educação PUC-Campinas, 22(1), 1–17. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3449

Menin, M. S. S. (2019) Adesão a valores sociomorais na contemporaneidade: um estudo com escolares de Ensino Fundamental e Médio. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 11(Número Especial), 86–122. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp.05.p86

Mitchell, J. J., Reason, R. D., Hemer, K. M., & Finley, A. (2016). Perceptions of Campus Climates for Civic Learning as Predictors of College Students’ Mental Health. Journal of College and Character, 17(1), 40–52. https://doi.org/10.1080/2194587x.2015.1125367

Mosley-Howard, G. S., Witte, R., & Wang, A. (2011). Development and validation of the Miami University Diversity Awareness Scale (MUDAS). Journal of Diversity in Higher Education, 4(2), 65–78. https://doi.org/10.1037/a0021505

Moro, A. B., Balsan, L. A. G., Costa, V. M. F., Lopes, L. F. D., & Schetinger, M. R. C. (2015). Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IES. Revista Eletrônica de Educação, 9(1), 181–195. https://doi.org/10.14244/198271991007

Naval, C., García, R., Puig, J., Santos, M. A. (2011). La formación ético-cívica y el compromiso social de los estudiantes universitarios. Encounters on Education, 12, 77 – 91. https://doi.org/10.24908/eoe-ese-rse.v12i0.3174

Osborne, J. W. (2014). Best Practices in Exploratory Factor Analysis. CreateSpace Independent Publishing. https://www.researchgate.net/publication/209835856_Best_Practices_in_Exploratory_Factor_Analysis_Four_Recommendations_for_Getting_the_Most_From_Your_Analysis

Piaget, J. (1994). O Juízo Moral na Criança (4.ª Ed.). Grupo Editorial Summus.

Puig, J. M., Martín, X., Escardíbul, S., & Novela, A. M. (2000). Democracia e Participação Escolar: Propostas de Atividades. Editora Moderna.

Rankin, S., & Reason, R. (2008). Transformational Tapestry Model: A Comprehensive Approach to Transforming Campus Climate. Journal of Diversity in Higher Education, 1(4), 262–274. https://doi.org/10.1037/a0014018

Rey-Sáez, R. (2022). Réplica a: validación cruzada sobre una misma muestra: una práctica sin fundamento. REMA: Revista Electrónica de Metodología Aplicada, 24(1), 41-44. https://doi.org/10.17811/rema.24.1.2022.41-44

Ribeiro, C. F., Lemos, C. M. C., Alt, N. N., Marins, R. L. T., Corbiceiro, W. C. H., & Nascimento, M. I. do. (2020). Prevalence of and Factors Associated with Depression and Anxiety in Brazilian Medical Students. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(1), e021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190102.ing

Roza, S. A. (2018). O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente [Tese de Mestrado publicada]. Universidade Federal do Paraná. https://hdl.handle.net/1884/55659

Ryder, A. J., & Mitchell, J. J. (2013). Measuring campus climate for personal and social responsibility. New directions for higher education, 2013(164), 31-48. https://doi.org/10.1002/he.20074

Schneider, B., Ehrhart, M. G., & Macey, W. H. (2013). Organizational climate and culture. Annual Review of Psychology, 64(1), 361-388. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143809

Souza, S. B., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. da C. (2019). Campus climate: The role of teacher support and cultural issues. Journal of Further and Higher Education, 43(9), 1196–1211. https://doi.org/10.1080/0309877X.2018.1467387

Veiga, H.M. S., & Cortez, P.A. (2022). Creativity Climate: An Analysis of Measurement Scales. In M. O. Macambira, H. Mendonça, & M. D. G. T. Paz (Eds), Assessing Organizational Behaviors (pp. 173-189). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-81311-6_8

Vinha, T. P., Morais, A. De, Regina, L., Tognetta, P., Azzi, R. G., Moro, A., Ramos, A. D. M., Tavares, M., Oliveira, A., Cristina, T., & Bozza, L. (2016). O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 96–127. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747

Vinha, T., Nunes, C. A. A. & Moro, A. (2019) Contemporaneidade e a convivência democrática na escola. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 11(Número Especial), 123-158. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp.06.p123

Williams, B., Onsman, A., & Brown, T. (2010). Exploratory factor analysis: A five-step guide for novices. Australasian Journal of Paramedicine, 8(3), e990399. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.475.8594&rep=rep1&type=pdf

Wood, L., Hoefer, S., Kammer-Kerwick, M., Parra-Cardona, J. R., & Busch-Armendariz, N. (2021). Sexual Harassment at Institutions of Higher Education: Prevalence, Risk, and Extent. Journal of Interpersonal Violence, 36(9–10), 4520–4544. https://doi.org/10.1177/0886260518791228

World Health Organization. (2017). Depression and other common mental disorders: Global health estimates. World Health Organization. https://hdl.handle.net/10665/254610

Yano, V. A. N., Frick, L. T., Stelko-Pereira, A. C., Zechi, J. A. M., Amaral, E. L., da Cunha, J. M., & Cortez, P. A. (2021). Validity evidence for the multidimensional scale of perceived social support at university and safety perception at campus questionnaire. International Journal of Educational Research, 107(February), e101756. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101756

Yıldırım, M., & Çelik Tanrıverdi, F. (2020). Social Support, Resilience and Subjective Well-being in College Students. Journal of Positive School Psychology, 5(2), 127-135. https://journalppw.com/index.php/jpsp/article/view/130

Zechi, J. A. M., Frick, L. T., & Menin, M. S. D. S. (2021). Educação para a convivência ética: uma emergência. Revista Espaço Pedagógico, 28(3), 1123-1148. https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11411

Zechi, J. A. M., & Vinha, T. P. (2022). A convivência ética em escolas públicas: Análise de um programa de intervenção a partir das perspectivas dos profissionais da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(2), 1293-1310. https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15032

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Frick, L. T. ., Matias Zechi, J. A., Stelko Pereira, A. C., Nozaki Yano, V. A., Moreira da Cunha, J., & Cortez, P. A. (2023). Escala de Clima Ético Universitário (ECEU): Propriedades psicométricas. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23044. https://doi.org/10.21814/rpe.31246

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)