Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA)

Validity evidences for the Victimization among Students Scale (VSS)

  • Ana Carina Stelko Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
  • Pedro Afonso Cortez
Palavras-chave: Bullying, Intimidação escolar, Psicometria

Resumo

Este estudo avalia a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA) quanto à validade da sua estrutura interna, consistência interna, e na relação com outra variável (stress). Para tal, foram analisadas respostas à EVA de 1.484 alunos de escolas públicas do 6.o ao 9.o ano do Ensino Básico provenientes de seis cidades de quatro estados do Brasil. Notou-se que a escala é formada por dois fatores: vitimização presencial e vitimização virtual, os quais conjuntamente explicam cerca de 50% da variância, obtendo um índice de consistência interna de 0,84 e 0,77 para os fatores. Adicionalmente, na cidade de Fortaleza (N=100) aplicou-se a EVA duas vezes num intervalo de 30 dias, obtendo-se um índice de precisão para o valor global de 0,64, e aplicou-se a Escala de Stress Infantil (ESI), tendo-se percebido correlações positivas significativas superiores a 0,65 entre os valores da EVA e da ESI. Assim, a EVA é uma alternativa promissora.

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Publicado
2019-12-30
Como Citar
Pereira, A. C. S., Williams, L. C. de A., Ambiel, R. A. M., & Cortez, P. A. (2019). Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA): Validity evidences for the Victimization among Students Scale (VSS). Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 122-133. https://doi.org/10.21814/rpe.18064
Secção
Artigos