Fausto Redux: por uma nova edição do Fausto de Fernando Pessoa

Autores

  • Carlos Pitella Brown University, Department of Portuguese & Brazilian Studies / Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0001-9702-9288

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0008

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Fausto, Fragmentos, Versificação, Edição crítica e genética

Resumo

Este trabalho discute o estado fragmentário do Fausto de Pessoa e a pluralidade das suas edições. Na obra dramática de Fernando Pessoa, a recriação de Fausto ocupa um papel central. Embora o Fausto de Pessoa seja actualmente considerado pelos críticos como um "teatro em ruínas" (Gusmão [2003]), a sua edição principal disponível apresenta uma peça de teatro supostamente organizada em cinco actos (Pessoa, 1988). Um exame dos documentos que constituem este Fausto revela mais de 200 fragmentos desconexos, na sua maioria escritos à mão e sem data - um puzzle cuja única solução satisfatória é talvez aceitar a sua incompletude intrínseca. Uma possibilidade editorial promissora foi apresentada pelo projecto Arquivo LdoD da Universidade de Coimbra, dedicado a repensar o Livro da Inquietude através de uma plataforma online interactiva, com a qual um leitor seria capaz de reorganizar os fragmentos textuais, gerando a sua própria antologia pessoal. Este ensaio argumenta, assim, que uma nova edição do Fausto de Pessoa seria capaz de reapresentar o grande drama Pessoano de forma a honrar o seu estado de fragmento, pluralidade e labirinto.

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Publicado

2017-05-15

Como Citar

Pitella, C. (2017). Fausto Redux: por uma nova edição do Fausto de Fernando Pessoa. Sinais De Cena, (2), 79–92. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0008

Edição

Secção

Dossiê temático