A cena da crítica contemporânea: artes expandidas & sociedades contraídas
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0003Palavras-chave:
Crítica de teatro, Esfera pública, Mimese, Performance, Crítica de arteResumo
O texto parte da perspectiva de uma cena expandida em que os campos artísticos diferentes estão misturados em novas formas, híbridos e transgénicos. Discute a tensão entre a suposta essência e especificidade de cada uma das artes (teknês) e esta expansão diluindo as fronteiras. Propõe então a noção de uma mimese performativa, diferenciada da mimese dramática, projectando todas estas artes distintas num campo comum em que meios diferentes se misturam. Face a estas premissas, reflectimos sobre a questão da crítica artística no contem- poraneidade, retomando o ensaio de David Hume sobre o Padrão do Gosto em contraste com o Crítico de Julgamento de Immanuel Kant e discutindo a hegemonia da filosofia deleuziana nos presentes ensaios críticos sobre arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Luiz Fernando Ramos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".