A cena da crítica contemporânea: artes expandidas & sociedades contraídas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0003

Palavras-chave:

Crítica de teatro, Esfera pública, Mimese, Performance, Crítica de arte

Resumo

O texto parte da perspectiva de uma cena expandida em que os campos artísticos diferentes estão misturados em novas formas, híbridos e transgénicos. Discute a tensão entre a suposta essência e especificidade de cada uma das artes (teknês) e esta expansão diluindo as fronteiras. Propõe então a noção de uma mimese performativa, diferenciada da mimese dramática, projectando todas estas artes distintas num campo comum em que meios diferentes se misturam. Face a estas premissas, reflectimos sobre a questão da crítica artística no contem- poraneidade, retomando o ensaio de David Hume sobre o Padrão do Gosto em contraste com o Crítico de Julgamento de Immanuel Kant e discutindo a hegemonia da filosofia deleuziana nos presentes ensaios críticos sobre arte.

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Publicado

2018-03-09

Como Citar

Ramos, L. F. (2018). A cena da crítica contemporânea: artes expandidas & sociedades contraídas. Sinais De Cena, (3), 11–23. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0003

Edição

Secção

Dossiê temático