Acontecendo-se mundo: proposta para uma leitura estética de Sul concetto di volto nel figlio di Dio, de Romeo Castelluci
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0010Palavras-chave:
Romeo Castellucci, Fenomenologia, Relações, Vozes, TeatroResumo
É o objectivo do presente ensaio aventurar-se numa análise estética do desempenho de Romeo Castellucci, Sul concetto di volto nel figlio di Dio, considerando o trabalho de Hans-Thies Lehmann, Petra Sabisch e José Gil, entre outros. O meu foco é o desempenho e as questões que ele levanta em áreas como o estudo do afecto e da fenomenologia. O ensaio, portanto, propõe que o "happen- ing" da performance depende de certas dinâmicas mutáveis e vivas dos corpos actuais que a produzem em sinfonia. A nossa análise irá lançar luz sobre o funcionamento das frágeis relações estabelecidas entre palco e espectáculo e entre a lógica narrativa da performance e a lógica subjectiva da sua recepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Francisco Marques
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".