A prática de "nadear": notas sobre uma investigação da Ação no "exercício de diferença"
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0007Palavras-chave:
representação, estúdios de actores, ação, modos de percepção, poética da performanceResumo
"“nadear”” é uma prática que tem sido vivenciada no estúdio O Canto do Bode para investigar a ação no exercício da diferença. Atuar na diferença é privilegiar a dimensão desconhecida de tudo o que cerca e atravessa a atriz e o ator no palco. A perspectiva de ação proposta por Stanislavski tem sido uma referência fundamental. A ação é o efeito das forças. Na Ação, o corpo-atriz/ator faz parte de um movimento universal correspondente à vida: regeneração permanente, diferença. Essa perspectiva de ação é impossível na forma de superidentificação com o que está acontecendo em nós e ao nosso redor. Quando a atriz e o ator praticam o “nadear”, são desafiados a encontrar uma interação maior com a diferença. A experimentação do que acontece quando o agente desiste de fazer o que deseja fazer tem sido uma estratégia importante dessa prática. Percebe-se que essa disposição abre possibilidades mais poderosas do que aquelas de ações marcadamente voluntárias.
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