A prática de "nadear": notas sobre uma investigação da Ação no "exercício de diferença"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0007

Palavras-chave:

representação, estúdios de actores, ação, modos de percepção, poética da performance

Resumo

"“nadear”” é uma prática que tem sido vivenciada no estúdio O Canto do Bode para investigar a ação no exercício da diferença. Atuar na diferença é privilegiar a dimensão desconhecida de tudo o que cerca e atravessa a atriz e o ator no palco. A perspectiva de ação proposta por Stanislavski tem sido uma referência fundamental. A ação é o efeito das forças. Na Ação, o corpo-atriz/ator faz parte de um movimento universal correspondente à vida: regeneração permanente, diferença. Essa perspectiva de ação é impossível na forma de superidentificação com o que está acontecendo em nós e ao nosso redor. Quando a atriz e o ator praticam o “nadear”, são desafiados a encontrar uma interação maior com a diferença. A experimentação do que acontece quando o agente desiste de fazer o que deseja fazer tem sido uma estratégia importante dessa prática. Percebe-se que essa disposição abre possibilidades mais poderosas do que aquelas de ações marcadamente voluntárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Lemos, V. (2022). A prática de "nadear": notas sobre uma investigação da Ação no "exercício de diferença". Sinais De Cena, 3(1), 103–120. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0007

Edição

Secção

Estudos aplicados