Playfulness an (Un)-performability in Gertrude Stein's Modernist Drama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0013

Palavras-chave:

Gertrude Stein, Modernismo, Performatividade, Representação teatral, Estética da paisagem

Resumo

Pode-se estudar o teatro de Gertrude Stein, um teatro do modernismo, como um exemplo de dramaturgia experimental, na medida em que se encontra suspenso entre duas identidades: a do discurso e a de uma partitura teatral. Este artigo, que busca examinar a escrita dramática de Stein como um exemplo de escrita modernista, destaca os desafios que fazem dela uma escritora essencialmente "anti-teatral" - uma escritora que tem muito pouco interesse na encenação. Embora ela se dedique fortemente a jogos de palavras, repetições e construções linguísticas que substituem conflitos dramáticos, ação e personagens, o teatro de Stein evoluiu para uma maturidade de representação, que se manifesta principalmente na compreensão clara e límpida do espaço e do tempo através do controle da linguagem, bem como na sua concentração na experiência do presente pelo público, que não é mais distraído pela causalidade linear. Mesmo que a época de Stein tenha oferecido muitas oportunidades para experimentar com o material e a forma de seu meio, sua voz permaneceu essencialmente uma questão privada, e suas representações teatrais foram, em grande parte, exercícios lúdicos em vez de desafios à realização cênica. No entanto, seus rearranjos textuais de identidades, espaços e coisas, que são objeto de divisões e adaptações contínuas, deram origem a uma tradição estética bastante singular, que deixou marcas visíveis em muitas representações formalistas modernas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-19

Como Citar

Sidiropoulou, A. (2018). Playfulness an (Un)-performability in Gertrude Stein’s Modernist Drama. Sinais De Cena, (3), 151–167. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0013

Edição

Secção

Estudos aplicados