As ações físicas de Stanislávski na poética do autor contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0011Palavras-chave:
Acções físicas, Experiência, Modos de subjectivação, Poética da performance, StanislavskiResumo
Este artigo contempla questões fundamentais que apoiam o projecto de pós-doutoramento O carácter como exercício da diferença: perspectivas para as acções físicas de Stanislavski, que estou a desenvolver na Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Teatrais). O estudo reconhece no "sistema" russo respostas a um dos mais complexos anseios do actor contemporâneo: fazer do actor char-actriz, mesmo num contexto dramático, um exercício de subjectividade. Alguns elementos fundamentais propostos por Constantin Stanislavski são Comentados e revistos do pensamento contemporâneo como "iscas" para a experiência: um estado psicofísico pró-duzido pela tensão ambivalente entre, por um lado, a atenção do actor ao cumprimento de uma partitura de acções e, por outro, o que nele é produzido pelas forças subjectivas que cruzam esta mesma partitura.
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