Efeito Bumerangue

Trajetórias Educativas dos Indivíduos Classificados na Categoria Deficiência Intelectual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.17666

Palabras clave:

trajetórias escolares, educação de adultos, educação ao longo da vida, deficiência intelectual

Resumen

Este artigo decorre de um trabalho de investigação que teve como objetivo principal compreender os itinerários biográficos de transição para a vida adulta de um grupo de vinte indivíduos classificados na categoria deficiência intelectual (DI). Numa dança permanente entre os planos macro e micro, procura-se refletir sobre a evolução das respostas educativas para um público com características específicas, reconstruir as trajetórias escolares e formativas e compreender a sua importância nos processos de acesso à condição adulta. Remetendo para a imagem do arremesso de um bumerangue, que tem a particularidade de regressar até próximo daquele que o lança quando falha o alvo, as trajetórias escolares que acompanham o curso de vida revelam uma fé inabalável na educação com os indivíduos a entrarem e saírem da escola, repetidamente, até à obtenção da certificação que julgam estar ao seu alcance, em itinerários paralelos à condição de trabalhadores.

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Biografía del autor/a

Maria Forreta, Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Setúbal, Portugal

Maria Forreta, Docente de educação especial no Agrupamento de escolas Luísa Todi e formadora na área da Reabilitação Profissional, em Setúbal.  Bacharelato em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e Especialização em Integração Escolar pela ESE do IPS de Setúbal. Mestre em Educação e Sociedade pelo ISCTE e Doutorada em Educação, especialidade Formação de Adultos, pela Universidade de Lisboa

Natália Alves, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Professora Associada do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e investigadora da UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Licenciada e Mestre em Sociologia pelo ISCTE e Doutorada em Ciências da Educação, especialidade Sociologia da Educação pela Universidade de Lisboa.

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Publicado

2019-06-29