Efeito Bumerangue
Trajetórias Educativas dos Indivíduos Classificados na Categoria Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.17666Palavras-chave:
trajetórias escolares, educação de adultos, educação ao longo da vida, deficiência intelectualResumo
Este artigo decorre de um trabalho de investigação que teve como objetivo principal compreender os itinerários biográficos de transição para a vida adulta de um grupo de vinte indivíduos classificados na categoria deficiência intelectual (DI). Numa dança permanente entre os planos macro e micro, procura-se refletir sobre a evolução das respostas educativas para um público com características específicas, reconstruir as trajetórias escolares e formativas e compreender a sua importância nos processos de acesso à condição adulta. Remetendo para a imagem do arremesso de um bumerangue, que tem a particularidade de regressar até próximo daquele que o lança quando falha o alvo, as trajetórias escolares que acompanham o curso de vida revelam uma fé inabalável na educação com os indivíduos a entrarem e saírem da escola, repetidamente, até à obtenção da certificação que julgam estar ao seu alcance, em itinerários paralelos à condição de trabalhadores.
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