“Convertirse” en Pedagogo(a)

Una Experiencia Profesional No Formal

Autores/as

  • Marlene Daroz Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8017-5681
  • Adolfo A. Hickmann Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4179-6212

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21918

Palabras clave:

pedagogo, profesión, no formal, experiencia profesional

Resumen

La formación es un camino con varias etapas, en un ejercicio permanente. Para el presente estudio, se centró en la formación del pedagogo dentro de la profesión, en un contexto no formal. El objetivo es presentar reflexiones basadas en las experiencias de la profesión, en una Organización de la Sociedad Civil que atiende a niños y adolescentes socialmente vulnerables, en Curitiba, Brasil. Uno de los autores es la interlocutora de las reflexiones, que se basaron en las producciones de António Nóvoa (2006a, 2006b, 2017). El análisis se basó en registros de un diario de trabajo. Los resultados indican la necesidad de una formación diferenciada del pedagogo para trabajar en espacios no formales. La Universidad necesita mirar más allá de sus muros y comprender su verdadero papel social. Con la experiencia no formal se confirma que la verdadera formación se aprende dentro de la profesión, en interacción con los sujetos de aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Marlene Daroz, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista da infância. Mestra (2008) e Doutora em Educação (2013) pela UFPR. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2019-UNICENTRO). Realizou Estágio Científico Avançado na UMinho, Braga-Portugal. É docente colaboradora no Mestrado Profissional em Educação da UFPR, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Docente visitante na Universidade UNILOGOS. Pedagoga colaboradora em instituições de acolhimento. Pesquisadora da infância de e em risco e formação de professores. Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Educação-Pedagogia.

Adolfo A. Hickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Licenciado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (UFAM). Licenciado em Pedagogia (UniBF). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB). Mestre em Educação e Doutor em Educação, linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor e revisor de textos acadêmicos e de livros; Pesquisador e conferencista na área das Relações Interpessoais, dos Valores Humanos e do Desenvolvimento Humano. Atua nos seguintes temas: Educação; Teoria Histórico-Cultural; Bioecologia do Desenvolvimento Humano; Inserção Ecológica; Emoções; Vivências; Interações; Adolescência; Educação Preventiva Integral; Linguística Textual; Metodologia Científica e Análise de Conteúdo.

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Publicado

2021-06-30