“Formar-se” Pedagogo(a)

Uma Experiência Profissional Não Formal

Autores

  • Marlene Daroz Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8017-5681
  • Adolfo A. Hickmann Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4179-6212

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21918

Palavras-chave:

pedagogo, profissão, não formal, experiência profissional

Resumo

Formar-se é um caminho com várias etapas, num exercício permanente. O presente estudo foca-se na formação do pedagogo dentro da profissão, em contexto não formal. O objetivo é apresentar reflexões a partir de experiências da profissão em uma Organização da Sociedade Civil que atende crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, em Curitiba, Brasil. Um dos autores é a interlocutora das reflexões que foram fundamentadas nas produções de António Nóvoa (2006a, 2006b, 2017). A análise teve como base registros de um diário de trabalho. Os resultados indicam a necessidade de formação diferenciada do pedagogo para atuar em espaços não formais. A universidade precisa olhar para além dos seus muros e compreender o seu verdadeiro papel social. Com a experiência não formal, confirma-se que a verdadeira formação se aprende dentro da profissão, na interação com os sujeitos aprendentes.

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Biografias Autor

Marlene Daroz, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista da infância. Mestra (2008) e Doutora em Educação (2013) pela UFPR. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2019-UNICENTRO). Realizou Estágio Científico Avançado na UMinho, Braga-Portugal. É docente colaboradora no Mestrado Profissional em Educação da UFPR, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Docente visitante na Universidade UNILOGOS. Pedagoga colaboradora em instituições de acolhimento. Pesquisadora da infância de e em risco e formação de professores. Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Educação-Pedagogia.

Adolfo A. Hickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Licenciado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (UFAM). Licenciado em Pedagogia (UniBF). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB). Mestre em Educação e Doutor em Educação, linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor e revisor de textos acadêmicos e de livros; Pesquisador e conferencista na área das Relações Interpessoais, dos Valores Humanos e do Desenvolvimento Humano. Atua nos seguintes temas: Educação; Teoria Histórico-Cultural; Bioecologia do Desenvolvimento Humano; Inserção Ecológica; Emoções; Vivências; Interações; Adolescência; Educação Preventiva Integral; Linguística Textual; Metodologia Científica e Análise de Conteúdo.

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Publicado

2021-06-30