Equidade pela Creche
Uma Resposta Educativa Inovadora para a Primeira Infância
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.18585Palavras-chave:
creche, primeira infância, equidade, potenciação, educatorResumo
O presente trabalho evidencia a importância da creche como instrumento potenciador da equidade. Consolida-se metodologicamente como um position paper na defesa da creche, enquanto "lugar de infância" que conjuga o cuidar com o educar e o intervir, na conceção de criança nativo-digital, competente e construtora de cultura, desafiando o lugar ancilar e adultocentrado da contemporaneidade. Procura-se desocultar a infância e potenciar a igualdade de oportunidades para todos, uma qualidade permitida com educadores de infância altamente especializados em creche, com novos construtos redefinidos pelas ciências emergentes, sociologia da infância e neurociências educacionais. Assim, o "segredo" para potenciar a equidade consiste numa educação, que se inicia com o nascimento e que tem o seu auge nos primeiros anos de vida, inclusiva e para todos, assumindo a diferenciação pedagógica, nomeadamente através do brincar, como resposta à dificuldade da norma das infâncias e da e-criança.
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