Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática

Uma Experiência no Estágio Curricular Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21678

Palavras-chave:

formação inicial de professores de matemática, desenvolvimento profissional, conhecimento profissional, identidade profissional, colaboração

Resumo

Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos – como o grupo de estudos constituído no Estágio – para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola.

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Biografias Autor

Cirléia Pereira Barbosa, Área Acadêmica de Matemática, Campus Formiga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Formiga, Brasil

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Educação Matemática, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga, atuando na área acadêmica de Matemática nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e na Licenciatura em Matemática.

Celi Espasandin Lopes, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora pela The University of Georgia. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil). Atualmente é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM) e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística (CEPEME). Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação estatística; educação matemática.

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Publicado

2021-06-30