A Produção de Narrativas Pedagógicas como Processo Formativo em Contextos de Colaboração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21782

Palavras-chave:

colaboração, desenvolvimento profissional, discurso matemático

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar indícios de como a colaboração se constitui em prática de formação e possibilita o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, a partir da análise de excertos da narrativa de uma professora participante de um grupo colaborativo. Trata-se de uma professora da educação básica, que atua numa escola pública brasileira, com estudantes do ensino médio (14-17 anos). Discute-se a concepção de colaboração como prática de formação a partir dos estudos Vigotskianos e Bakhtinianos e o papel das narrativas pedagógicas como dispositivos de formação docente. A análise traz evidências do quanto a professora se apropriou dos princípios da cultura social de sala de aula de matemática defendidos no grupo e dos discursos que nele circulam, atuou na coconstrução de conhecimentos matemáticos com seus alunos, exerceu sua agência e se desenvolveu profissionalmente.

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Biografias Autor

Adair Nacarato, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP, Brasil

Licenciada em Matemática pela PUC Campinas, Mestra e Doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente atua como docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na linha de pesquisa Formação de professores, trabalho docente e práticas educativas, Universidade São Francisco. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). É pesquisadora produtividade nível 2 do CNPq.

Iris Aparecida Custódio, Colégio Bom Jesus – Unidade Itatiba/SP, Brasil

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisa Educação Sociedade e Processos Formativos; Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente atua como professora na Educação Básica, lecionando nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É integrante dos grupos de pesquisa: Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat), neste último, atuando como vice-líder.

Rosangela Bertoldo Frare, E .E. Monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke/SEE-SP, Morungaba, Brasil

Possui Graduação em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. É professora na rede pública do estado de São Paulo, atualmente designada como vice-diretora na mesma rede. Participa do Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) da Universidade São Francisco – Itatiba.

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Publicado

2021-06-30