Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21788

Palavras-chave:

educação matemática, modelagem matemática, formação de professores, anos iniciais do ensino fundamental, grupo colaborativo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.

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Biografias Autor

Magna Natalia Marin Pires, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil

Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT/UEL). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Educação Matemática pela UEL, mestre em Educação pela UFPR e doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Já atuou na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem em Matemática, Formação de Professores, Modelagem nos Anos Iniciais e Estratégias de Ensino de Matemática.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Departamento Acadêmico de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Brasil

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, Paraná, Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR. Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Educação Matemática pela UEL, mestre e doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR.

Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil

Doutoranda pela UEL (Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela FAP (Faculdade de Apucarana). Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela UTFPR  (Universidade Tecnológica Federal, câmpus Londrina). Professora da rede básica de ensino. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática e Formação de professores. Membro do Grupo de pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática.

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Publicado

2021-06-30