Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola

Autores

  • Maria Elídia Teixeira Curso de Licenciatura em Matemática, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas, Universidade Federal de Jataí/Jataí-GO, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7552-7833
  • Neusa Maria Marques de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, IME-Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campo Grande-MS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4775-7548

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21794

Palavras-chave:

parceria universidade e escola, teoria da atividade, coletividade, formação continuada em matemática, teoria histórico-cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação.

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Biografias Autor

Maria Elídia Teixeira, Curso de Licenciatura em Matemática, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas, Universidade Federal de Jataí/Jataí-GO, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado em Educação: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Atualmente, também, é professora da Universidade Federal de Jataí. Tem experiência nas áreas de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Formação de Professores, Parceria Universidade e Escola e Teoria Histórico-cultural. 

Neusa Maria Marques de Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, IME-Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campo Grande-MS, Brasil

Licenciada em Matemática e Pedagogia, possui pós-doutorado em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da USP – Universidade de São Paulo (2013), doutorado em Educação: Currículo pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e mestrado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Campus de Marília-SP (1994). Atualmente, atua como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS-Brasil, onde orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado  na vertente da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase na Teoria da Atividade, linha de pesquisa: Formação inicial e contínua de professores que ensinam Matemática.

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Publicado

2021-06-30