Para Além das Plataformas e do Tecnicismo

Narrativas Digitais e Formação Docente Crítico-Reflexiva

Autores

  • Alessandra Rodrigues Centro de Educação, Instituto de Física e Química, Universidade Federal de Itajubá, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5161-9792
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Departamento de Educação: formação de professores, gestão e tecnologias, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5793-2878

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28803

Palavras-chave:

plataformização, narrativas digitais, formação de professores

Resumo

A complexidade da cultura digital atravessada pela plataformização da educação tem sido foco de interesse de pesquisas em diferentes partes do mundo. Nesse cenário, a formação de professores também é instada a ir além do uso instrumental das tecnologias digitais em direção à reflexão crítica acerca de seus efeitos nos processos de ensino e de aprendizagem na contemporaneidade. Nesse contexto, este estudo volta-se às compreensões de estudantes de mestrado em Educação em Ciências acerca da experiência de produzir e compartilhar narrativas digitais em uma disciplina curricular denominada “Educação e Tecnologias”. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que o trabalho com as narrativas digitais na formação de professores foi compreendido como promotor de uma práxis contextualizada, humanizadora e emancipadora. Também sugerem que a experiência impulsionou a construção autoral em contraposição ao compartilhamento impulsivo e irrefletido de informações. Assim, superou a lógica instrumental de formações focadas no uso de recursos tecnológicos “pré-fabricados” por plataformas e, muitas vezes, sem reflexão pedagógica.

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Biografias Autor

Alessandra Rodrigues, Centro de Educação, Instituto de Física e Química, Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Educação e graduada em Letras pela Universidade do Planalto Caterinense. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). 

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Departamento de Educação: formação de professores, gestão e tecnologias, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e tecnologias (PUC-SP), Doutora e mestra em Educação (Currículo) pela PUC-SP, graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho de 2017), pesquisador produtividade PQ 1D do CNPq.

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Publicado

2023-10-31