Avaliação das empresas hoteleiras em função do VAL

Autores

  • Carla Carrera Politécnico de Leiria –Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
  • Conceição Gomes Politécnico de Leiria –Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
  • Luís Lima Santos Politécnico de Leiria –Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij15(1)2020.30871

Palavras-chave:

Valor atual líquido, Fluxo de caixa, Avaliação de empresas, Hotéis

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo um conjunto de empresas hoteleiras com sede em Lisboa, Portugal, as quais são agrupadas em “hotéis com restaurante” e “hotéis sem restaurante”. O objetivo geral é a comparação da valorização das empresas, tendo em conta os serviços disponibilizados, em que o critério utilizado é o valor atual líquido (VAL), o qual é um dos principais critérios utilizados para analisar a exequibilidade de investimentos e para determinar o valor das empresas. Em termos específicos, pretende-se apurar: se a existência de um restaurante no hotel determina a sua valorização; quais os serviços que valorizam as empresas hoteleiras; e se a classificação oficial a nível de estrelas influencia a valorização do hotel. A metodologia de pesquisa é descritiva pois pretende-se estudar as características de um grupo de empresas. São utilizados estudos de caso múltiplos para que a investigação seja convincente e de modo permitir a comparabilidade. A informação financeira necessária foi recolhida na base de dados SABI Bureau van Dijk. Os resultados evidenciam que o conjunto de empresas hoteleiras estudadas são economicamente viáveis. Por outro lado, as empresas hoteleiras com restaurante detêm um VAL superior comparativamente às empresas hoteleiras sem restaurante.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

Carrera , C., Gomes, C., & Lima Santos, L. (2023). Avaliação das empresas hoteleiras em função do VAL. Tourism and Hospitality International Journal, 15(1), 12–39. https://doi.org/10.57883/thij15(1)2020.30871