EDITORIAL: REVISTA DO DOMÍNIO CIENTÍFICO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16138Resumo
Os artigos publicados neste número da Revista da UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) resultam da atividade de investigação e desenvolvimento experimental desenvolvida pelos investigadores integrados no domínio das Ciências Naturais e Ambiente da UI-IPS, todos eles docentes na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém.
Nesta revista apresentam-se os resultados recentes, obtidos nas atividades de I&D, baseadas na experiência, orientadas para a inovação no setor produtivo e social numa perspetiva de projeto multidisciplinar que pretende resolver problemas específicos, e numa relação muito estreita e profícua com outras instituições de ensino superior e outras instituições públicas e privadas.
Os artigos agora publicados, demonstram a preocupação da Escola e do Instituto em disponibilizar aos estudantes as melhores condições para o desenvolvimento de competências de saber e do saber-fazer. Nesse âmbito os primeiros cinco artigos publicados nesta revista, enquadram os resultados dos trabalhos realizados com a participação de estudantes, e que suportam os seus trabalhos finais dos cursos de licenciatura em Agronomia e em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar. Os artigos intitulam-se: “Eficácia de diferentes produtos no desentupimento dos gotejadores num sistema de rega gota-a-gota”, da autoria de João Salgueiro e Ana Paulo; “Avaliação do desenvolvimento da fava de indústria (Vicia faba L.) nas condições do Vale do Tejo” de Artur Amaral e Diogo Carvalho; “Efeitos da densidade de plantação do brócolo para indústria, variedade “Parthenon” (Brassica oleracea L. var. italica Plenk) de Artur Amaral e Patrícia Baldonado; “Efeito da temperatura no desenvolvimento do brócolo de indústria na região do Vale do Tejo”, de Artur Amaral e Marina Casimiro; “Contributo da atividade agrícola para a qualidade de vida numa residência sénior”, de Aida Baptista e Paula Ruivo e “Estabilidade microbiológica de morcelas de arroz de produção artesanal” de Gabriela Castanheira e Ana Neves.
No contexto do trabalho científico desenvolvido com a participação de estudantes do 2º ciclo de Tecnologia Alimentar publica-se o artigo “Agrio et Emulsio – Creme de barrar de morango” de Maria Gabriela Lima, Sofia Ganhão, Cristina Laranjeira e Marília Henriques. O desenvolvimento deste novo produto está integrado no projeto Agrio et Emulsio: New Products Development (POCI-01-0145-FEDER-023583). A acrescer a este projeto de IC&DT (P2020), está em execução o projeto WineWaterFOOTPrint: Avaliação da pegada hídrica na fileira vitivinícola”, ambos ao abrigo do Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos (POCI-01-0145-FEDER-023360), e onde se enquadra o artigo “Projeto Winewaterfootprint: avaliação do uso eficiente da água em adegas da região Sul de Portugal” de Artur Saraiva, Adelaide Oliveira, Igor Dias e Margarida Oliveira.
Os artigos “Leitos húmidos construídos como alternativa aos sistemas de tratamento de águas residuais convencionais – Revisão” de Miguel Macário, Artur Saraiva, Ericka Ferreira, Luís Ferreira e Margarida Oliveira e “Caracterização físico-química e reológica de tomate (Solanum lycopersicum l.) do Algarve e do Oeste” de Igor Dias, Maria Faro, Isabel Torgal, Anabela Matos, Ana Reis, Gabriela Lima e Margarida Oliveira, refletem uma ligação estreita ao tecido empresarial que é dinamizada com sucesso quer a nível nacional quer internacionalmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.