PROJETO YOUR PEL- DESAFIOS EM LITERACIA PARA A SAÚDE NOS JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19900Palavras-chave:
Avaliação em saúde, Escalas, Estilo de vida saudável, Literacia para a saúde, Promoção da saúdeResumo
A promoção da literacia em saúde e o desenvolvimento de estratégias facilitadoras de escolhas informadas integram, na atualidade, um paradigma fundamental nos processos de capacitação dos jovens. Tais premissas são enquadradoras do presente artigo, pretendendo-se partilhar a operacionalização, monitorização e divulgação do projeto “Your PEL”. Da metodologia destaca-se a construção da escala Your PEL, como instrumento de avaliação de impacto dos programas de educação para a saúde, e de um sítio web responsivo integrando diversas funcionalidades. Os resultados em saúde, decorrentes de um programa com recurso a uma plataforma web e a possibilidade de avaliação de necessidades e do impacto do programa de intervenção, consagrou-se num exemplo de boas práticas no empowerment dos jovens. O projeto contribuiu para o conhecimento científico e tecnológico, pela valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento, com a finalidade de ajudar esta geração a atingir a plenitude do seu potencial de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.