Avaliação qualitativa de uma amostra de ementas do ensino pré-escolar na região de Alenquer
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32472Palavras-chave:
Crianças, Ementas, QualidadeResumo
Introdução: Os hábitos alimentares saudáveis devem começar a ser desenvolvidos desde a primeira infância, com o intuito das crianças terem um bom crescimento. As entidades que prestam o serviço de elaborar as ementas do planeamento e fornecimento de refeições escolares deverão garantir refeições seguras, nutricionalmente adequadas, equilibradas, variadas e completas, não negligenciando a contextualização social, cultural e ambiental. As ementas deverão ser variadas, procurando diversificar os métodos de confeção, respeitando as regras da culinária saudável. Sendo muito importante uma alimentação adequada das crianças, é necessário que as escolas disponibilizem ementas saudáveis e avaliem se se a sua elaboração está de acordo com as necessidades das crianças. A avaliação da qualidade das ementas pode ser quantitativa (contabilização dos macro e micronutrientes dos alimentos constituintes das refeições) e qualitativa (respeitos por critérios relacionados com os “itens gerais do prato completo”, “carne, pescado e ovo”, “acompanhamento de cereais, derivados e tubérculos”, “acompanhamento de hortícolas e leguminosas", “sopa” e “sobremesa”).
Objetivo: A finalidade deste trabalho foi a avaliação qualitativa de uma amostra aleatória de 56 ementas, para crianças de 1 a 5 anos, de uma instituição do ensino pré-escolar na região de Alenquer.
Metodologia: Esta avaliação foi realizada tendo por base os critérios propostos por Bessa e colaboradores em 2009.
Resultados: Globalmente, as ementas avaliadas obtiveram uma avaliação “Boa” (conforme os critérios utilizados) com um resultado de 76 % da pontuação qualitativa obtida (máximo 100%), o que nos indica que estão a ser respeitados, na generalidade, os critérios necessários para que se considerem equilibradas as ementas da instituição.
Conclusão: A amostra de ementas do ensino pré-escolar da região de Alenquer analisadas mostram uma boa classificação do ponto de vista qualitativo, todavia, existem ainda vários aspetos passíveis de ser melhorados. O facto das ementas avaliadas serem de uma instituição de ensino pré-escolar tutelada por uma Instituição Particular de Solidariedade Social faz com que estes resultados não possam ser extrapolados a toda a realidade do município de Alenquer, nomeadamente instituições com tutelas distintas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Maria Paula Alves, Paula Pinto, Rui Jorge
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.