Avaliação qualitativa de uma amostra de ementas do ensino pré-escolar na região de Alenquer

Autores/as

  • Maria Paula Alves Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém
  • Paula Pinto Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária; Research Center for Natural Resources, Environment and Society (CERNAS);Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)
  • Rui Jorge Escola Superior de Saúde de Leiria https://orcid.org/0000-0002-5261-2688

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32472

Palabras clave:

Crianças, Ementas, Qualidade

Resumen

Introdução: Os hábitos alimentares saudáveis devem começar a ser desenvolvidos desde a primeira infância, com o intuito das crianças terem um bom crescimento. As entidades que prestam o serviço de elaborar as ementas do planeamento e fornecimento de refeições escolares deverão garantir refeições seguras, nutricionalmente adequadas, equilibradas, variadas e completas, não negligenciando a contextualização social, cultural e ambiental. As ementas deverão ser variadas, procurando diversificar os métodos de confeção, respeitando as regras da culinária saudável. Sendo muito importante uma alimentação adequada das crianças, é necessário que as escolas disponibilizem ementas saudáveis e avaliem se se a sua elaboração está de acordo com as necessidades das crianças. A avaliação da qualidade das ementas pode ser quantitativa (contabilização dos macro e micronutrientes dos alimentos constituintes das refeições) e qualitativa (respeitos por critérios relacionados com os “itens gerais do prato completo”, “carne, pescado e ovo”, “acompanhamento de cereais, derivados e tubérculos”, “acompanhamento de hortícolas e leguminosas", “sopa” e “sobremesa”).

Objetivo: A finalidade deste trabalho foi a avaliação qualitativa de uma amostra aleatória de 56 ementas, para crianças de 1 a 5 anos, de uma instituição do ensino pré-escolar na região de Alenquer.

Metodologia: Esta avaliação foi realizada tendo por base os critérios propostos por Bessa e colaboradores em 2009.

Resultados: Globalmente, as ementas avaliadas obtiveram uma avaliação “Boa” (conforme os critérios utilizados) com um resultado de 76 % da pontuação qualitativa obtida (máximo 100%), o que nos indica que estão a ser respeitados, na generalidade, os critérios necessários para que se considerem equilibradas as ementas da instituição.

Conclusão: A amostra de ementas do ensino pré-escolar da região de Alenquer analisadas mostram uma boa classificação do ponto de vista qualitativo, todavia, existem ainda vários aspetos passíveis de ser melhorados. O facto das ementas avaliadas serem de uma instituição de ensino pré-escolar tutelada por uma Instituição Particular de Solidariedade Social faz com que estes resultados não possam ser extrapolados a toda a realidade do município de Alenquer, nomeadamente instituições com tutelas distintas.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Alves, M. P., Pinto, P., & Jorge, R. (2023). Avaliação qualitativa de uma amostra de ementas do ensino pré-escolar na região de Alenquer. Revista Da UI_IPSantarém, 11(3), 66–67. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32472

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>