Eficiência do uso da água na cultura do milho em 4 sistemas de rega
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32555Palavras-chave:
Digitalização na agricultura, Eficiência de rega;, Milho, Produtividade da águaResumo
A água é um bem cada vez mais escasso, em que a sua utilização requer uma monitorização precisa e eficaz de modo a evitar o seu desperdício. O projeto Pegada 4.0, entre outros objetivos, pretende avaliar a pegada hídrica de várias culturas, nomeadamente na cultura do milho, uma cultura com elevada expressão produtiva na região do Ribatejo, mas também com elevados consumos de água. O presente estudo visa a avaliação da produtividade da água de rega na cultura do milho, em 4 sistemas de rega distintos – pivot, gota-a-gota enterrada, gota-a-gota superficial e por gravidade. Os campos experimentais foram instalados na estação experimental António Teixeira, em Coruche. Para tal, instalaram-se, 4 sondas de humidade de solo, nos 4 sistemas de rega, em condições reais, o que permitirá determinar as necessidades hídricas da cultura dos sistemas de rega e estimar a quantidade de rega a aplicar, monitorizando essa mesma água através da informação disponibilizada pelas sondas. De modo a validar a informação das sondas, paralelamente, foram realizadas análises a amostras de solo das 4 parcelas ao nível da granulometria, condutividade hidráulica e determinação de curvas de tensão-humidade, sendo estes parâmetros verificados a 3 profundidades – 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm, uma vez que se verificou previamente uma grande variabilidade espacial entre parcelas ao nível das características do solo. A análise granulométrica foi efetuada por separação das diferentes frações de forma mecânica, a condutividade hidráulica foi determinada em solo saturado através da Lei de Darcy e as curvas de tensão-humidade através das panelas destinadas à sua determinação. A determinação da eficiência dos sistemas de rega terá por base a informação das sondas de humidade, considerando a variação desta mesma humidade no solo, a quantidade de rega aplicada às plantas ao longo do ciclo cultural e a evapotranspiração da cultura, tendo por base os seus coeficientes culturais. Com este estudo, pretende-se validar os sistemas de rega mais adequados a este sistema produtivo e assim contribuir para uma melhor gestão do recurso água na agricultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Margarida Oliveira, Artur Amaral, Diogo Cascareja, Gonçalo Rodrigues
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.