CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

Authors

  • Susana Bretes Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
  • Marisa Correia Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16104

Keywords:

The aim of this study was to describe the nature of the concepts and practices of early childhood educators and primary school teachers regarding science education. Particularly, about of practical/experimental activities. Specifically, it intends to understand the importance given by educators and teachers to practical/experimental activities and to identify the main difficulties experienced when implementing them in classroom. To achieve the objectives, it was chosen a qualitative methodologic approach: case study. The questionnaire was used as an instrument to collect data. Four educators and 14 teachers of 1st Cycle of Basic Education participated in this study. All participants involved worked in the same school group, located in Santarém. The results of this research indicate that educational professionals value the experimental teaching of science in the teaching-learning process by highlighting the importance of direct contact with phenomena and experimentation to feed curiosity and promote children's/students' learning. However, the participants point out some perceived difficulties that limit the implementation of practical/experimental activities, such as the lack of resources.

Abstract

Com este estudo pretendeu-se descrever a natureza das conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação em ciências e, em particular, sobre a realização de atividades práticas/experimentais. Pretendendo-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelos educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais para o processo de ensino-aprendizagem e quais as principais dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir os objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, o estudo de caso, e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e catorze professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. Os resultados desta pesquisa indicam que os profissionais de educação valorizam o ensino experimental das ciências no processo de ensino-aprendizagem, ao destacarem a importância do contacto direto com os fenómenos e da experimentação para alimentar a curiosidade e promover as aprendizagens das crianças/alunos. A respeito das dificuldades sentidas aquando da preparação e implementação das atividades, a maioria das respostas aponta para a falta de materiais/recursos.

Published

2018-12-21

How to Cite

Bretes, S., & Correia, M. (2018). CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS. Revista Da UI_IPSantarém, 6(1), 21–36. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16104

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