PROJOVEM: Relações e Implicações do Programa na Vida de Jovens Brasileiros
Keywords:
juventude, educação, comunidade, políticas públicas, PROJOVEMAbstract
Este trabalho teve por objetivo refletir sobre as atividades do Programa PROJOVEM a partir do problema “Quais as implicações das ações desenvolvidas pelo PROJOVEM no cotidiano de jovens participantes do programa?”. O PROJOVEM é um espaço de convivência e formação que direciona as suas ações com base na cultura juvenil em seu território, perpassando as relações escolares, familiares e comunitárias. O serviço destina-se a jovens entre os 15 e os 17 anos, residentes em territórios de vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Bolsa Família, uma política de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Esta política procura expandir a escolaridade, mas, como condicionalidade para o recebimento do benefício, o jovem precisa ser incluído na escola e comprovar a sua frequência em sala de aula, além de participar de atividades educativas e comunitárias. Esta pesquisa desenvolveu-se em um município de médio porte do sul do Brasil com um grupo de onze jovens, com carga horária semanal de doze horas. Foi utilizada como metodologia a observação participante em uma abordagem qualitativa. Autores com quem dialogamos neste trabalho: Dayrell (2003), Frigotto (2004), Abramo (2005), Sposito (2008), entre outros. Alguns resultados: os jovens inseridos no PROJOVEM participaram ativamente das propostas, além de sugerirem temáticas de seus interesses para serem trabalhadas. Muitas das discussões realizadas trouxeram questões e reflexões provindas das vivências familiares, escolares e comunitárias, denotando a existência de relações e implicações das ações do programa no cotidiano dos jovens.Downloads
References
- Abramo. H. W. (2005). Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: H. W. Abramo & P. P. M. Branco (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. (pp. 37-72). São Paulo: Instituto Cidadania / Fundação Perseu Abramo.
- Carrano, P. C. R., Dayrell, J. T., Correa, L. M., Sales, S. R., Alves, M. Z., Oliveira, I. T. M. & Nonato, S. P. (2013). Formação de professores do Ensino Médio, etapa I - caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio. Curitiba: UFPR/Setor de Educação.
- Dayrell, J. T. (2003). O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n.º 24, pp. 40-52 (set-out-nov-dez.). Rio de Janeiro: ANPEd.
- Faleiros, V. de P. (2006). Juventude/Juventudes no Brasil. In: Simpósio Internacional Sobre Juventude, Violência, Educação e Justiça. Porto Alegre/The University of Texas.
- Fanfani, E. T. (2000). Culturas jovens e cultura escolar. Documento apresentado no seminário “Escola Jovem: um novo olhar sobre o ensino médio”, organizado pelo Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Coordenação-Geral do Ensino Médio. Brasília. De 7 a 9 de junho de 2000.
- Frigotto, G. (2004). Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. In: P. Vannuchi & R. Novaes (Orgs.). Juventude e sociedade. (pp. 180-216). São Paulo: Instituto Cidadania / Fundação Perseu Abramo.
- Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
- IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2011). Censo demográfico 2010. Recuperado em 06 junho, 2014, de <http://www.ibge.gov.br/home/>.
- Lassance, A. (2005). Brasil: jovens de norte a sul. In: Abramo, H. W.; Branco, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. (pp. 37-72). São Paulo: Instituto Cidadania / Fundação Perseu Abramo.
- Lei Nº 10.748 de 22 de Outubro de 2003. (2003). Cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens – PNPE. Brasília, DF, 22 out. 2003. Recuperado em 17 fevereiro, 2014, de <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.748.htm>.
- Lei Nº 10.836 de 9 de Janeiro de 2004. (2004). Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Brasília, DF, 9 jan. 2004. Recuperado em 22 abril, 2014, de <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.836.htm>.
- Lei Nº 11.129 de 30 de Junho de 2005. (2005). Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM. Brasília, DF, 30 jun. 2005. Recuperado em 17 fevereiro, 2014, de <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm>.
- Lei Nº 11.692 de 10 de junho de 2008. (2008). Dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM. Brasília, DF, 10 jun. 2008. Recuperado em 20 abril, 2014, de <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11692.htm>.
- Manfredi, S. M. (2002). Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez.
- Minayo, M. C. de S. (2007). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (29ª ed.). Petrópolis: Vozes.
- MTE - Ministério do Trabalho e Emprego (2014). A história do MTE. Recuperado em 20 abril, 2014, de <http://www2.mte.gov.br/institucional/historia.asp>.
- Novaes, R. (2003). Juventude, exclusão e inclusão social: aspectos e controvérsias de um debate em curso. In: M. V. de Freitas &. F. de C. Papa (Orgs.) 2003. Políticas públicas: juventude em pauta. (pp. 165-179). São Paulo: Cortez.
- Pereira, S. M. & Zientarski, C. (2011). Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, pp. 493-515 (set./dez.). Brasília: INEP.
- Piovesan, F. (2006). Ações afirmativas e direitos humanos. Revista da Faculdade de Direito. v. 1, pp. 36-43). São Paulo: Universidade de São Paulo.
- Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. (2ª ed.). Lisboa: Gradiva.
- Ribeiro, E. & Lânes, P. (2006). Diálogo nacional para uma política pública de juventude. Rio de Janeiro: Ibase; São Paulo: Pólis.
- Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez.
- Sposati, A. (2009). Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) (Org.). Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília.
- Sposito, M. P. (2008). Juventude e educação: interações entre educação escolar e a educação não-formal. Educação e realidade, v. 33, n. 2, pp. 83-97 (jul./dez). Porto Alegre: Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Triviños, A. N. S. (2010). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)