Comportamento Violento em Adolescentes. Uma Evidência numa Escola Secundária

Authors

  • C. Cruz
  • M. Almeida
  • R. Pinto
  • S. Aleluia

Abstract

Introdução: É incontestável que um adolescente com condutas violentas perturba toda uma dinâmica familiar. Mas será que ele não é a vítima das disfunções familiares preexistentes? Será que o comportamento violento não é um sinal de alerta?
O adolescente, muitas vezes vulnerável, expõe-se a situações de vida até então desconhecidas, podendo adoptar condutas associais, como comportamentos violentos, com consequências para a sua saúde mental.
Objectivos: Propomo-nos analisar a influência das variáveis sócio-demográficas no comportamento violento em adolescentes e identificar a interferência das variáveis de contexto familiar no comportamento violento em adolescentes.
Metodologia/Métodos: Tendo em consideração a nossa Questão de investigação “Será que o comportamento violento em adolescentes é influenciado pelas variáveis sócio-demográficas e de contexto familiar?”, realizámos um estudo quantitativo, analítico, descritivo, correlacional, transversal e não experimental, numa amostra de 920 indivíduos de ambos os sexos com uma média de idades de 16 anos. Para proceder à colheita de dados utilizamos um questionário de dados pessoais e o Inventário de Hostilidade Buss-Durkee.
Resultados/Conclusões: Amostra constituída por adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos (34,7%); Sexo feminino (54,5%); Frequentam o 10º ano 

(35,5%); A zona de residência familiar é a cidade (68,7%); Coabitam com os pais (82,9%); Estado civil dos pais, casados (86,3%); Habilitações literárias do pai, ensino superior (33,9%); Habilitações literárias da mãe, ensino superior (41,2%); Rendimento mensal dos pais, médio (53,6%).
Podemos afirmar que as variáveis: sexo, local de residência, habilitações literárias do pai, habilitações literárias da mãe e o rendimento mensal, influenciam o comportamento violento em adolescentes.
Sugestões: Consideramos a escola, como meio promotor de saúde mental; De primordial
importância, a figura do professor de referência, que poderá ser o director de turma ou o professor mais significativo para o aluno e para os encarregados de educação. Este professor desempenha um papel fundamental no acompanhamento do indivíduo, desde idades mais precoces até á adolescência, identificando factores desencadeantes, intrínsecos e extrínsecos, do comportamento violento, intervindo junto dos jovens e família, evitando a evolução deste tipo de comportamento, promovendo a saúde mental e prevenindo a doença mental e, consequentemente, a marginalidade e a delinquência.

Downloads

Download data is not yet available.

References

• Calais, Patricia et al. (2003). Diferença de sexo e escolaridade na manifestação de stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão e Crítica, Vol. 16. Porto Alegre.

• Calheiros, M; Monteiro, B. (2007). Relações familiares e práticas maternas de mau trato e negligência. Análise psicológica. Série XXV, n.º 2. (Abril/Junho 2007), Lisboa, 195-210.

• Fonseca, Helena (2005). Compreender os Adolescentes: um desafio para pais e educadores, 3ª ed. Lisboa: Presença.

• Frota, A. M. M. C. (2007). Diferentes Concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e Pesquisas em Psicologia. N.º 1. [em linha]. UERJ, RJ, ANO 7, 1º Semestre de 2007, 144-157. [Consultado 15 Dezembro, 2009]. Disponível em:URL: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/epp/v7n1/v7n1a13.pdf

• Galvis, D. et al. (2004). Perspectiva actual de la violência juvenil. Med Unab. Vol. 6, n.º 20 (Agosto 2004). Bucaramanga, 115-124.

• Mercy, J. A. et al. (2002) Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Geneva, World Health Organizarion.

• ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2002). Relatório Mundial da Saúde: Saúde mental: nova concepção, nova esperança, XXVI. Lisboa: Ministério da Saúde, Direcção-Geral da Saúde.

• Sprinthall, Norman A.; Collins, W. Andrew (2003). Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolvimentista. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Published

2016-02-03

How to Cite

Cruz, C., Almeida, M., Pinto, R., & Aleluia, S. (2016). Comportamento Violento em Adolescentes. Uma Evidência numa Escola Secundária. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (40), 133‐147. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8224

Issue

Section

Articles