Comportamento Violento em Adolescentes. Uma Evidência numa Escola Secundária
Resumen
Introdução: É incontestável que um adolescente com condutas violentas perturba toda uma dinâmica familiar. Mas será que ele não é a vítima das disfunções familiares preexistentes? Será que o comportamento violento não é um sinal de alerta?
O adolescente, muitas vezes vulnerável, expõe-se a situações de vida até então desconhecidas, podendo adoptar condutas associais, como comportamentos violentos, com consequências para a sua saúde mental.
Objectivos: Propomo-nos analisar a influência das variáveis sócio-demográficas no comportamento violento em adolescentes e identificar a interferência das variáveis de contexto familiar no comportamento violento em adolescentes.
Metodologia/Métodos: Tendo em consideração a nossa Questão de investigação “Será que o comportamento violento em adolescentes é influenciado pelas variáveis sócio-demográficas e de contexto familiar?”, realizámos um estudo quantitativo, analítico, descritivo, correlacional, transversal e não experimental, numa amostra de 920 indivíduos de ambos os sexos com uma média de idades de 16 anos. Para proceder à colheita de dados utilizamos um questionário de dados pessoais e o Inventário de Hostilidade Buss-Durkee.
Resultados/Conclusões: Amostra constituída por adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos (34,7%); Sexo feminino (54,5%); Frequentam o 10º ano
(35,5%); A zona de residência familiar é a cidade (68,7%); Coabitam com os pais (82,9%); Estado civil dos pais, casados (86,3%); Habilitações literárias do pai, ensino superior (33,9%); Habilitações literárias da mãe, ensino superior (41,2%); Rendimento mensal dos pais, médio (53,6%).
Podemos afirmar que as variáveis: sexo, local de residência, habilitações literárias do pai, habilitações literárias da mãe e o rendimento mensal, influenciam o comportamento violento em adolescentes.
Sugestões: Consideramos a escola, como meio promotor de saúde mental; De primordial
importância, a figura do professor de referência, que poderá ser o director de turma ou o professor mais significativo para o aluno e para os encarregados de educação. Este professor desempenha um papel fundamental no acompanhamento do indivíduo, desde idades mais precoces até á adolescência, identificando factores desencadeantes, intrínsecos e extrínsecos, do comportamento violento, intervindo junto dos jovens e família, evitando a evolução deste tipo de comportamento, promovendo a saúde mental e prevenindo a doença mental e, consequentemente, a marginalidade e a delinquência.
Descargas
Citas
• Calais, Patricia et al. (2003). Diferença de sexo e escolaridade na manifestação de stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão e Crítica, Vol. 16. Porto Alegre.
• Calheiros, M; Monteiro, B. (2007). Relações familiares e práticas maternas de mau trato e negligência. Análise psicológica. Série XXV, n.º 2. (Abril/Junho 2007), Lisboa, 195-210.
• Fonseca, Helena (2005). Compreender os Adolescentes: um desafio para pais e educadores, 3ª ed. Lisboa: Presença.
• Frota, A. M. M. C. (2007). Diferentes Concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e Pesquisas em Psicologia. N.º 1. [em linha]. UERJ, RJ, ANO 7, 1º Semestre de 2007, 144-157. [Consultado 15 Dezembro, 2009]. Disponível em:URL: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/epp/v7n1/v7n1a13.pdf
• Galvis, D. et al. (2004). Perspectiva actual de la violência juvenil. Med Unab. Vol. 6, n.º 20 (Agosto 2004). Bucaramanga, 115-124.
• Mercy, J. A. et al. (2002) Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Geneva, World Health Organizarion.
• ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2002). Relatório Mundial da Saúde: Saúde mental: nova concepção, nova esperança, XXVI. Lisboa: Ministério da Saúde, Direcção-Geral da Saúde.
• Sprinthall, Norman A.; Collins, W. Andrew (2003). Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolvimentista. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)