Gramática no ensino básico - renascer do caos ou o extermínio do mito?
Abstract
No momento em que se assiste à tentativa de afirmação pedagógica da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), muitas vozes fazem eco dos seus pareceres. Uns baseiam-se em critérios científicos para justificar os seus argumentos pró ou contra; outros, em critérios de natureza mais didáctica. Afinal, trata-se de romper com princípios e práticas enraizados numa lógica gramatical justificada pela tradição; a nomenclatura gramatical presente nos Programas é ainda a definida por Portaria do MEN, publicada no Diário do Governo, 1ª série, de 28 de Abril de 1967.
Esta tentativa de colocar um estado de ordem no ensino-aprendizagem da gramática, leia-se uniformizar conceitos, surge já no texto que se apresenta como orientador das práticas lectivas, no que à disciplina de Língua Portuguesa diz respeito: A Língua Materna na Educação Básica (LMEB). Neste documento, que numa fórmula “pronto-a-usar” se condensou num livro conhecido no âmbito pedagógico como o livro das Competências, é referida a utilização da então nova Proposta de Nomenclatura Gramatical apresentada por DUARTE et al. (1991). (Cf. SIM-SIM et al.,1997,p. 84). Em consequência, alguns manuais tentaram actualizar as propostas de análise gramatical tendo por base esta nova terminologia, fazendo desde logo adivinhar a multiplicidade de noções e conceitos que passaram a emergir dos manuais (Cf. Pinto, 2000).
Downloads
References
· CARDONA, Irene; ALMEIDA, Mª Amélia & GALHOZ, Mª Eduarda (2000). Dossier de Língua Portuguesa. Lisboa: Texto Editora.
· CASTRO, Jorge & COUTO, Paula (2000). Árvore das Palavras. Lisboa:
Didáctica Editora.
· CASTRO, Olga & RUSSO, Manuela (2000). Contos Contigo. Lisboa: Lisboa Editora.
· COSTA, Fernanda & MENDONÇA, Luísa (2000). Com todas as Letras. Porto: Porto Editora.
· COSTA, Maria José & TRAÇA, Maria Emília (2000). Um Mar de Palavras. Porto: Porto Editora.
· GOMES, Hungria Miguel; LOPES, Lídia Leal & SANTOS, Luís Filipe (2000). Peço a Palavra. Lisboa: Didáctica Editora.
· LEAL, Fernanda & FIDALGO, Júlia (2000). Entre Textos. Carnaxide: Constância.
· LOPES, Mª do Céu Vieira & ROLA, Dulce Neves (2000). Português em Linha. Lisboa: Plátano.
· MIMOSO, Anabela; AZEVEDO, Renato & AZEVEDO, Flora (2000). Livro Aberto. Porto: Livraria Arnado.
· MOREIRA, Ana Maria Lopes (2000). Livro Português. Lisboa: Didáctica Editora.
· MOURA, Rafaela (2000). Leituras & Companhia. Lisboa: Editorial o Livro.
· NOGUEIRA, Fátima & SOARES, Lúcia Vidal (2000). Português daqui e dali. Lisboa: Texto Editora.
· PESSOA, Cristina & TOMÉ, Odete (2000). Palavras. Lisboa: Texto Editora.
· REIS, Fátima & ROMÃO, Sofia (2000). Língua Portuguesa. Carnaxide: Constância.
· SERPA, Ana Isabel; CARDOSO, Fernando; RODRIGUES, Goretti & PEREIRA, Isabel Sá (2000). Ser em Português. Porto: Areal Editores.
· SERRA, Ana; PAIXÃO, Conceição Ludovice & ALEXANDRE, Mª Helena (2000). Língua Portuguesa 5. Lisboa: Lisboa Editora.
· SOARES, Francisca; VICENTE, Isabel & PEREIRA, Paula (2000). Encontros. Lisboa: Plátano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)